Parques provocaram “efeito oásis” na cidade

Doutora em Ciências Ambientais pela UFG, Nicali Bleyer, realizou estudo sobre a temperatura de superfície no bioma Cerrado. Em ambiente urbano, a pesquisadora verificou que a arborização facilita a alta na umidade relativa do ar. No entanto, mesmo em locais como os parques que formam o “efeito oásis” há outros problemas que impactam na presença de árvores: a verticalização das construções e o asfaltamento.

O primeiro caso impede que os ventos se movimentem e seria justamente esta a razão de se criar parques em regiões com grande adensamento populacional em condomínios, como o Lago das Rosas, no Setor Oestes, o Vaca Brava, no Setor Bueno, e o próprio Flamboyant, no Jardim Goiás. “Não há uma pesquisa específica que comprove o efeito destes parques, mas, empiricamente, a sensação térmica é melhor.”

A grande quantidade de asfaltamento sem “respiros” e calçadas formadas apenas com concreto faz com que o solo perca a cobertura ideal e isso torna o local mais quente, além de ser o motivo de muitos alagamentos - já que não há solo para absorver a água. “Não é só a arborização, fazer calçadas de ladrilhos, com gramado, facilita também a troca de calor e ameniza o problema”, avalia Bleyer.

“Fazer calçadas de ladrilhos, com gramado, ameniza o problema.”

Nicali Bleyer, doutora em Ciências Ambientais pela UFG

Fonte: O Popular