Grupo Encantos foi selecionado para evento em Pirenópolis

Trata-se do Canto da Primavera 2012 que reúne nomes importantes da música goiana. Esse festival de música tem uma importância no cenário nacional da cultura.

Atrai pessoas de vários estados para participação e é realizado pelo Governo do Estado de Goiás em parceria com outros órgãos. O Grupo Encantos, de Iporá, conquista mais um degrau na carreira de jovens valores desta terra.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), divulgou a  programação parcial do Canto da Primavera 2012, festival de música realizado na cidade de Pirenópolis de 24 a 28 de outubro, incluindo o grupo iporaense.
O festival será encerrado no domingo, 28, com apresentação de sopros da Orquestra Filarmônica de Goiás. No Campo das Cavalhadas, dois artistas goianos e o mineiro Milton Nascimento fecham a programação do Canto da Primavera 2012.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), realizou uma seleção de artistas goianos para compor a programação do Canto da Primavera 2012. Foram 20 selecionados. São representantes de estilos variados, como rock, MPB, viola caipira, rap, clássica e regional.

 
O trabalho de seleção foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro por uma curadoria especializada. A secretaria recebeu 232 inscrições de bandas, artistas ou grupos musicais. Segundo relatório entregue ao secretário de Cultura, Gilvane Felipe, os critérios de seleção foram: qualidade dos trabalhos apresentados, diversidade musical, representatividade proporcional dos estilos de música apresentados, contemplando a cena atual da música em Goiás e descentralização.
Participaram da curadoria dessa edição Denise Maria Zorzetti, professora da Emac/UFG e Conselheira Estadual de Cultura (Goiânia); Israel do Vale, jornalista, empreendedor cultural e criador dos selos Motor Music e +Brasil Música e do Festival Eletronika (Belo Horizonte, MG); Leo Carneiro, gestor do Coletivo Pequi, Centro Cultural Joada Dark e representante da Rede Brasil de Festivais Independentes (Anápolis, GO); Moka Nascimento, presidente do Sindicato dos Músicos GO, professor de educação musical e bateria do Centro Livre de Artes, compositor e diretor da Asccom (Goiânia) e Roberto Nunes Correa, músico, pesquisador e professor da Escola de Música de Brasília que presidiu o grupo. A curadoria também teve a colaboração do secretário Vitor Campos.

Miltim Jr, produtor do projeto encantos, explica a importância da participação nesse festival. Diz ele:
“Para o Encantos  é uma oportunidade única de mostrar o trabalho em um evento tão reconhecido no meio cultural. Inscrevi o grupo sem muita expectativa por conhecerem vários professores e pessoas que já trabalham na área musical a algum tempo e que também se inscreveram, mas acredito muito no potencial do projeto e acreditava que talvez pudesse dar certo. Deu certo e acredito que é só começo de muita coisa que vem para o ENCANTOS. Poder levar o nome de Iporá através desse grupo é uma alegria, em menos de 1 ano de formação hoje temos condições e qualidade de poder divulgar a nossa cultura. Hoje recebi uma ligação do Prefeito BARÉ de Bom Jardim, parabenizando o grupo pela vitória nesse edital do governo e me surpreendi quando ele contou que nosso CD é um que não sai do carro dele, que o projeto serve de inspiração para ele como prefeito e que se sente muito feliz de saber que nosso grupo foi selecionado, por ser um grupo da região. É muito legal ver todo esse apoio das pessoas e ver que as pessoas voltaram a acreditar na cultura da cidade. Uma missão que acredito que o encantos veio realizar é resgatar sonhos de quem é artista na cidade.”
O dia da apresentação do grupo Encantos será confirmado pela SECULT até a próxima semana. (Adriana Oliveira Marques)

Fonte: Jornal Oeste Goiano