Jogo educativos da Fapesp e CNPq são finalistas da maior feira de jogos da América Latina

Dois jogos do projeto Ludo Educa Jogos foram classificados entre os 3 finalistas no Festival de Jogos da Brasil Game Show (BGS 2012), na categoria "Jogo Educativo". A BGS 2012 atualmente é uma maior feira de jogos eletrônicos da América latina que ocorre em 4 dias reunindo diversos membros da área em apresentações, feira e festival de jogos. Os vencedores de cada categoria serão divulgados no dia 11 de Outubro na Cerimônia de Premiação que acontecerá na Expo Center Norte em São Paulo.
 
Os jogos selecionados como finalistas foram o “Contra a Dengue” e o “Ludo Primeiros Passos”. O primeiro é um jogo para educação em relação à boas práticas para erradicar o mosquito da dengue, em que um personagem tem por objetivo passar de fases eliminando os focos do mosquito em um interessante cenário interativo cheio de desafios. Este jogo segue a linha de ação e conta com 9 fases diferentes que, com certeza, prendem a atenção do jogador e favorecem a conscientização que é muito importante nessa temática.
 
Já o segundo, o “Ludo Primeiros Passos”, é um jogo lançado há 3 meses que objetiva o auxílio na alfabetização em que há um tabuleiro em formato de estrada em que o jogador precisa completar desafios para conduzir seu carro pelo trajeto. Cada um desses desafios é formado por pequenos e diferentes jogos em que é necessário, por exemplo, ligar sílabas para formar uma palavra de acordo com sua imagem relacionada. Atualmente existem mais de 180 imagens no jogo garantindo sempre um desafio diferente para o jogador. Tal jogo faz parte da série Ludo Educativo, que é composta por jogos on-line de tabuleiro auxiliando o aluno em disciplinas do Ensino Fundamental, Médio até o pré-vestibular. 
 
Para essa classificação de finalistas foi feita uma rigorosa seleção sendo o outro jogo concorrente o “Oje - Olimpíada de Jogos Digitais e Educação”, iniciativa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco. Essa participação em eventos evidencia a importância da área de jogos educativos, onde o aluno só tem a ganhar utilizando os recursos da computação para auxílio na sua formação de uma maneira agradável e interativa.
 
Nessa linha, o “Ludo Primeiros Passos” e o “Contra a Dengue” tem apoio do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), da Fapesp, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) do CNPq e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), além da colaboração e orientação do Departamento de Química da Unesp e parceria da empresa spin-off Aptor Games, formada por alunos de mestrado e graduação em computação.
 
O desenvolvimento dos jogos educativos tem como coordenador geral o professor Elson Longo, professor do Departamento de Química da Unesp de Araraquara; e coordenação de computação do professor Thiago Jabur, do Departamento de Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O grupo já obteve êxitos em outras premiações, como explica Longo: “Nossa mais importante meta é promover a difusão de conhecimento com o uso dos jogos educativos, mas ficamos muito felizes e orgulhosos em participar e obter sucesso em premiações na área, como o caso da classificação entre os 3 primeiros lugares de toda a América Latina no evento Games for Change de 2011”.
 
De acordo com o professor Jabur esta é uma área de desenvolvimento complexo e que demanda muito trabalho: “Nossos esforços são direcionados em muitas frentes com uma equipe multidisciplinar, por isso temos que prezar pela educação acima de tudo, mas sem esquecer que temos que entregar jogos divertidos com ótima interação e recursos”.
 
Além disso, trabalham em parceria no projeto uma série de professores que desenvolvem o banco de questões, selecionam palavras e sugerem ideias para o funcionamento dos jogos. Por fim, no campo áudio visual é importante ressaltar o trabalho conduzido por Ênio Longo e Leopoldo Longo, que são os responsáveis por todo o desenho de cenário e personagens, elementos fundamentais para boa interação dos jogadores.
 
Além do “Contra a Dengue” e o “Ludo Primeiros Passos”, o grupo desenvolve outros 16 jogos eletrônicos, todos gratuitos e educativos, para alunos a partir dos primeiros anos de escolaridade incluindo os da alfabetização. Para jogá-los basta acessar o endereço www.ludoeducajogos.com.br.
 
Confira os classificados e mais informações no link abaixo: http://www.brasilgameshow.com.br/feira/festival-de-jogos

Fonte: Portal Segs