Federal adotará cotas em 2013

UFG destinará 12,5% das vagas a aluno oriundo de escola pública. MEC divulgou nota sobre nova lei

Carla Borges09 de outubro de 2012 (terça-feira)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) destinará 12,5% de suas vagas para estudantes de escolas públicas no vestibular 2013/1, que será realizado em janeiro de 2013. A medida cumpre a Lei 12.711, a Lei de Cotas. Ela prevê que em quatro anos as instituições federais de ensino superior reservem 50% de suas vagas para cotistas de escolas públicas. Em nota divulgada ontem, o Ministério da Educação (MEC) reiterou que as cotas serão implementadas a partir de 2013 e que no caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC, a lei vale já a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para ser realizado em novembro deste ano.

A pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, afirmou ao POPULAR que a implementação da reserva de 12,5% das vagas para atender a Lei de Cotas está assegurada, mas ainda não foi definido como ela será feita. Essa definição ainda depende da edição do decreto que regulamenta a implementação da lei. Além disso, o edital do vestibular da UFG ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Graduação e pelo Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da instituição, provavelmente no dia 19.

Sandramara explica ainda que haverá reunião hoje com uma equipe do MEC para tratar do assunto. “Esperamos que o decreto seja publicado antes da reunião do Cepec”, diz. Ela adiantou que a UFG trabalha com duas possibilidades: ofertar 12,5% das vagas no vestibular ou pelo Sisu. Na verdade, a instituição já adota o Sisu e destina 20% de suas vagas para esse sistema de avaliação, que leva em conta exclusivamente as notas do Enem. “Podemos incluir o porcentual da Lei de Cotas no Sisu, mas nada disso está definido ainda”, esclareceu.

A pró-reitora de Graduação da UFG descarta atrasos no cronograma previsto, que, segundo reconhece, já está atrasado em função da greve dos professores e servidores administrativos. A previsão é de que a primeira fase do vestibular 2013/1 seja realizada no dia 13 de janeiro e a segunda, nos dias 27 e 28 do mesmo mês. Algumas universidades chegaram a suspender seus editais, mas isso não acontecerá na UFG, porque ele ainda não foi aprovado nem lançado.

Na nota divulgada à imprensa, o MEC orientou as instituições que já publicaram seus editais a fazer ajustes para adequação à lei. “Todas as universidades federais terão de fazer as adequações necessárias. O MEC vai dar todo o apoio a essa implementação”, diz a nota, elaborada a partir de uma conversa entre jornalistas e o ministro Aloizio Mercadante. “Hoje, 88% dos estudantes brasileiros do ensino médio provêm de escolas públicas; 12%, das particulares. A lei assegura que, em até quatro anos, metade das vagas em todas as universidades federais, em todos os cursos, será ocupada por alunos oriundos da escola pública”, prossegue.

O MEC esclarece que para o ano que vem, todos os cursos, em todas as universidades federais, terão de assegurar, pelo menos, 12,5% das matrículas a alunos das escolas públicas brasileiras. Sobre o decreto, alega que ele vai estabelecer o procedimento para esse cálculo e diz que espera que ele seja publicado o mais rapidamente possível.

O MEC aborda também a situação de iniciativas já existentes, caso da UFG, que destina 20% das vagas ao Sisu. “Podem ser mantidas as iniciativas já existentes, desde que as exigências da lei, ou seja, 12,5% das vagas, sejam implementadas. Então, no mínimo, esses 12,5% têm de respeitar integralmente os critérios da lei. A partir desse 12,5%, podem ser criados critérios adicionais”, orienta.

QUALIDADE

O MEC fala sobre qualidade do ensino. Transcrevendo as palavras do ministro, deixa clara a certeza dele de que os alunos das escolas públicas selecionados terão melhor desempenho que os de particulares.

“Como há muito mais alunos da escola pública em relação aos da escola particular, a média desses melhores 12,5% da rede pública fica muito acima da média dos estudantes das escolas particulares. Então, para este ano, estamos bastante seguros do passo que vamos dar. Mas também temos o desafio que as universidades já enfrentam — muitas já têm sistema de tutoria. Estamos trocando experiências entre todas as universidades para criar um programa nacional de apoio”, conclui a publicação do MEC.

 

20%  das vagas da UFG já são preenchidas com a utilização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

50das vagas terão de ser reservadas aos alunos de escolas públicas em quatro anos

 

IFGoiano prorroga inscrições até domingo

O Instituto Federal Goiano (IFGoiano) prorrogou até o próximo domingo (dia 14), as inscrições aos seu vestibular 2013/1. São oferecidas mais de 1,2 mil vagas, distribuídas nos câmpus de Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí. O vestibular vem com três cursos novos: Pedagogia, em Morrinhos, Engenharia Civil, em Rio Verde, e Medicina Veterinária, em Urutaí. O curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas também será oferecido em Iporá. Ao todo, são 17 opções de cursos.

 

 
Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.ifgoiano.edu.br/vestibular. As provas serão aplicadas no dia 11 de novembro nas cidades onde estão localizados os câmpus da Instituição (Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí) e a reitoria (Goiânia) e nas cidades de Araguari (MG), Catalão, Silvânia e São João das Missões (MG). Os candidatos farão prova objetiva com 60 questões e uma redação.
 
Do total de vagas do vestibular 2013/1 do IFGoiano, 30% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos interessados em concorrer a essas vagas, após fazer o Enem 2012, deverão se inscrever conforme normas específicas a serem divulgadas pelo MEC, em edital próprio.