Habilidade para ganhar apoio

Embora o desempenho que o fez notável tenha sido à frente da luta pela terra, José Porfírio de Souza teve habilidade para articular uma rede de apoiadores. Agricultor de ofício e com ensino fundamental incompleto, ele entrou para a política por meio do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Com ajuda do chamado Partidão - que participou ativamente da resistência armada - José Porfírio criou a Associação de Lavradores de Formoso. Entre 1958 e 1961, ele rodou o Estado inteiro inaugurando outras entidades em diferentes municípios. Várias de suas viagens foram em companhia do então secretário Estadual do Trabalho e Ação Social, Érides Guimarães, no governo Mauro Borges, fato que provocou a ira da oposição.

A essa altura, os confrontos armados de camponeses com fazendeiros, jagunços e Polícia Militar (PM) estavam interrompidos para negociações. Os posseiros viviam em relativa paz e com a promessa de receberem a titulação das terras. “Porfírio aproveitou para se aproximar do governo estadual, pois Mauro Borges havia chegado com um discurso modernizador e demonstrava ser favorável à ocupação das áreas devolutas”, explica o professor Cláudio Maia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), autor de uma tese de doutorado sobre a luta armada no norte goiano.

APOIO

A expectativa do PCB era de criar um sindicato rural, a partir do conjunto de associações de trabalhadores. Mas o resultado efetivo foi a conquista de apoio e votos em todas as regiões de Goiás. Essas entidades, as associações, eram as faces legais da luta política dos comunistas, que pretendiam fazer uma revolução armada a partir do campo.

Mesmo com essa base eleitoral, a campanha encontrou dificuldades. Impedido de candidatar-se pelo PCB, que estava na ilegalidade, José Porfírio concorreu pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A candidata Almerinda Arantes (PSB) entrou com processo para impugnar a candidatura do camponês. Ela alegava que Porfírio respondia a processos por homicídios contra soldados, durante confrontos na guerra. E também considerava uma incoerência alinhar-se a um comunista sendo católica e pertencendo à Aliança Eleitoral pela Família. As acusações foram retiradas e o camponês pôde concorrer.

Fonte: O Popular