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Sebrae lança Observatório que reúne dados estatísticos, indicadores, estudos e pesquisas, em formato digital

Lúcia Monteiro

Empresários, estudantes, pesquisadores, poder público e a população em geral poderão ter acesso a dados socioeconômicos, indicadores econômicos e estudos e pesquisas diversas com informações estratégicas sobre o empreendedorismo e os pequenos negócios no Estado por meio do Observatório Sebrae, lançado ontem. Os conteúdos serão periodicamente atualizados e poderão ser consultados pela sociedade em geral.

Os primeiros conteúdos do Observatório, que foram reunidos num CD, se estruturam em três eixos (dados socioeconômicos, indicadores econômicos e perfis socioeconômicos). Eles trazem uma radiografia socioeconômica do Estado e informações, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal, uma série de índices relativos ao consumidor, à economia, aos empreendedores e às micro e pequenas empresas e detalhes do perfil do empreendedor individual, produtor rural e grandes setores da economia.

Os primeiros levantamentos mostram 77% das empresas goianas são micro ou pequenas, que somam 272,6 mil e que 34% dos negócios dos empreendedores individuais funcionam dentro de suas próprias residências. O empresário também poderá pesquisar dados específicos sobre seu negócio, como número de empresas, características de mercado e principais regiões de atuação.

REFERÊNCIA

Marcelo Baiocchi, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, explica que os dados disponibilizados devem servir como facilitadores nos processos de tomada de decisão nos negócios. Segundo ele, o Observatório é fruto de uma parceria do Sebrae com a Segplan e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo, segundo ele, é ver o que acontece por meio de pesquisas e levantamentos de dados que servirão de referência para docentes, estudantes, poder público e empreendedores de maneira geral.

A ideia é divulgar os dados mais relevantes que forem sendo levantados. Os dados poderão ser acessados no site do Sebrae (www.sebraego.com.br) e estarão disponíveis em todas as agências do Sebrae. Além da divulgação dos números, o banco de dados também virá acompanhado de análises dos números pelos consultores do Sebrae, em parceria com a Segplan e a UFG. “Nosso grande objetivo foi reativar áreas de estudos e pesquisas que possam ajudar as micro e pequenas empresas”, destaca.

Os dados econômicos e socioeconômicos foram organizados por regiões do Estado, com informações macroeconômicas e específicas dos setores econômicos, de acordo com o porte da empresa, e o perfil dos empreendedores estaduais.