OCB-GO palestrou no 3º Simpósio AgroCentaf 2012

Com uma palestra do professor Marçal Fernandes, da UFG, ontem (25) pela manhã, foi aberta a programação do 3º Simpósio AgroCentaf, evento realizado no Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman, em Silvânia,  pelo Centro de Formação da Agricultura Familiar (Centaf). À tarde foi a vez de o gerente Técnico e de Processos da OCB-GO, Everton Delazeri, falar ao público do evento sobre o tema “Tendências do Cooperativismo”. A palestra abordou um histórico do cooperativismo, princípios e funcionamento de uma cooperativa e a importância do Sistema OCB/SESCOOP-GO como entidade representativa do setor no estado. 

O público foi formado por cerca de 220 jovens estudantes, produtores rurais da região e diretores de cooperativas, inclusive do Sicredi Planalto Central GO (PAC Cristalina). O 3º Simpósio AgroCentaf termina hoje com palestras sobre suinocultura, piscicultura, confinamento de gado e o novo Código Florestal Brasileiro. Na abertura do evento, que contou com várias autoridades de Silvânia e do Estado, o diretor do Centaf/Silvânia, padre Claudinei Bourguignon Mascarelo, destacou a importância da educação para os jovens rurais. Para ele, possibilitar que os filhos de pequenos produtores rurais se qualifiquem é fundamental para a continuidade das propriedades de agricultura familiar do país. Um grupo mirim de catireiros do município fez uma apresentação artística na solenidade de abertura. 

Além de alunos do curso Técnico em Agropecuária, o simpósio recebe estudantes de veterinária, agronomia e zootecnia de universidades de Goiânia e Anápolis, alunos da Escola Família Agrícola de Orizona, pais de alunos do Centaf/Silvânia e produtores rurais. 


Fonte: OCB-GO em 29/10/2012