Química dificulta avaliação

As questões de química estão entre as mais difíceis do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Quatro de seis estudantes consultados pelo POPULAR afirmam que a área do conhecimento, integrante das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, foi a que mais exigiu conhecimento dos concorrentes. Professores afirmam que a prova exigiu muitas contas, mas não teve surpresas no conteúdo.

As questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias também foram aplicadas ontem. Hoje os candidatos a uma vaga em universidade respondem questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e redação.

Os estudantes com afinidade com matérias de humanas são os que sentiram mais dificuldade em química. Concorrente a uma vaga para Educação Física, Lamara Morais, de 17 anos, sentiu dificuldade nas questões de química orgânica. “É mais cansativo do que difícil, mas está dentro do que esperava”, afirma. Estudante do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, ela diz que os professores conseguiram prever os temas abordados no primeiro dia de Enem. A estudante fez a prova na Área 5 da Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Jardim Goiás.

O nível de dificuldade da matéria também desagradou concorrentes com facilidade em ciências exatas. Maycon Anderson Firmino de Sousa, de 21 anos, se incomodou com os gráficos cobrados nas questões de química orgânica. “As formulas estruturais, interpretar aquilo é um pouco complicado”, diz. Esta é a segunda vez que Maycon Anderson faz o Enem. Em 2009 ele se submeteu à prova. Não conseguiu pontuação suficiente para ingressar no curso que queria, Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG). Optou por vaga em Direito na mesma universidade. Agora tenta dar o primeiro passo para concretizar o sonho de ser médico.

O curso - o mais concorrido da UFG - também é o objetivo de Mabsa Souza, de 17 anos. Também foi em química que ela encontrou maiores dificuldades nas questões de ontem. Diferentemente dos outros, porém, considera fisico-química a subárea mais incômoda. Ainda assim, a estudante acha que se saiu bem. “Pensei que seria mais difícil”, diz.

A dificuldade em química não é unanimidade entre os estudantes consultados pela reportagem. Natanael Freitas, de 17 anos, reclama das matérias de Ciências Humanas: “Não é que estava difícil mas mistura muitas coisas e eu gosto mais de Física e Matemática.” Ele conclui o Ensino Médio neste ano no Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho e pretende cursar Engenharia Civil na UFG.

Fonte: O Popular