Marconi sairá na frente em 2014, prevê cientista político da UFG

O governador Marconi Perillo caminha para a recuperação de sua imagem, dos desgastes causados pelas denúncias sofridas ao longo do ano e ainda sairá na frente quando se trata de corrida ao governo, em 2014, caso opte por disputar o quarto mandato. A avaliação é do cientista político, Pedro Célio (foto), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bastam para isso, segundo ele, que o tucano deixe claro o não envolvimento do seu nome em “condutas antirrepublicanas” em face dos episódios levantados e retome a ofensiva no debate político, com a apresentação de resultados positivos na administração. “O restante fica por conta da desenvoltura e perícia pessoal, no que Marconi já comprovou um mínimo de maestria ante aos percalços próprios desse tempo”, analisa. Ainda de acordo com o sociólogo, vencida a etapa de recuperação da imagem, o tucano é quem sairá na frente na corrida por mais quatro anos como inquilino do Palácio das Esmeraldas. “É precipitação ingênua pensar o contrário”, concluiu o professor.

“Por um milagre, as coisas podem acontecer”

(ministro Gilmar Mendes (STF) à indagação se o julgamento do mensalão concluirá até a aposentadoria do presidente da Corte, Ayres Brito)


Rápidas

 * Secretário de Ci­dadania e Tra­ba­lho, Henrique Ara­­ntes (PTB/ fo­to), reflui de rea­s­sumir mandato na Asse­mbleia e vai continuar à frente da Secretaria de Ci­dadania e Traba­lho até abril de 2014, quando se desincompatibilizará para disputa de vaga à Câmara Federal.
* Pelo menos por enquanto, o prefeito de aparecida, Maguito Vilela, defende o nome do deputado federal Pedro Chaves para presidir o PMDB estadual.

* Deputado Líncoln Tejota (PSD) acompanhou comissão prefeitos em audiência com Marconi Perillo, na quinta-feira, 8.

* Lincoln e os prefeitos saíram do Palácio contentes com o que ouviram do anfitrião: conselhos de como bem administrar e a palavra de que não haverá discriminação político-partidária, nos investimentos.


Jovair no TCE
Cogitado inicialmente para assumir a Secretaria de Cidadania e Trabalho, condição para que a pasta continuasse sob o comando do PTB, o deputado federal Jovair Arantes (foto) pode assumir vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado.

Vaga de Milton
A ida de Jovair para o TCE estaria na dependência apenas de surgimento da vaga, que deve ocorrer com a provável aposentadoria do conselheiro Milton Alves. A seis meses de completar 68 anos, ele estaria com maior sensibilidade a estímulos para se aposentar. 

Com Marconi
A menos de dois meses da efetivação como deputado na vaga Evandro Magal (PP), que assumirá mandato de prefeito em Caldas Novas, o suplente Ney Nogueira tem confidenciado a amigos que não fará oposição ao governo de Marconi Perillo (PSDB).

Faz tempo
Amigo do doutor Alcides Rodrigues, Ney Nogueira não se encontra com o ex-governador há quase dois anos.

Prefeito cassado
Prefeito reeleito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP), teve o mandato cassado no início da semana, sob a acusação de utilizar máquinas da prefeitura em serviços particulares, na zona rural do município. O TRE aprecia em breve recurso do pepista.
 
Tucano assume
Se for confirmada a decisão de primeira instância, o segundo colocado, Rogério Figueirdo (PSDB), é quem deverá ser empossado, em 1º de janeiro.
 
Stiueg contesta
Pintou polêmica entre o Stiueg e um diretor da Celg – Humberto Eustáquio, de Planejamento e Expansão. Em nota, a entidade contesta argumentos do diretor de ter saído do PDV da companhia, em face de sua ascensão à diretoria. O sindicato diz que o argumento não procede.  

Falta de quórum
Presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba (PSDB), vai se reunir na terça-feira, 12, com o colégio de líderes para cobrar a presença de deputados em plenário tendo em vista a votação de matérias. Só do Governo, são mais de 15 projetos à espera de quórum para serem votados.

Manobra oposicionista 
A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa agendou reunião para a terça-feira, 12, para discutir o pacote de projetos do governo. Um dos assuntos em pauta, segundo Bruno Peixoto, é esvaziar o plenário para tentar evitar a aprovação de algumas matérias consideradas polêmicas.

Não volta
Ausente do seminário do PMDB, na semana passada, Adib Elias foi representado pelo presidente interino da legenda, Wagner Guimarães.  Em virtude da derrota para a Prefeitura de Catalão, Adib não deve mais retornar ao comando do partido, embora seu mandato só termine em dezembro.

Mabel de olho
Sem esconder o sonho de se candidatar a governador, o deputado federal Sandro Mabel (PMDB) não acredita na possibilidade de Iris Rezende entrar na disputa ao Palácio das Esmeraldas.

Homem preparado
Embora defenda a reoxigenação do partido, Mabel não se coloca como pré-candidato em 2014. Por enquanto. Até porque ele diz se sentir preparado para governar o Estado.

Evento gigante
O deputado Francisco Júnior (PSD) diz ter ficado impressionado com a dimensão do evento em que Marconi Perillo comandou o ato de lançamento do Rodovida 2, segunda-feira, 5, no Centro Cultural Oscar Niemayer.

Imagem recuperada
Pela grande quantidade de prefeitos e demais lideranças presentes, Francisco avalia que o tucano já se encontra completamente recuperado dos desgastes sofridos ao longo do ano.

Paulo Garcia diz não
Embora tenha sancionado lei para a comercialização de mais de 30 áreas públicas municipais, o prefeito Paulo Garcia (PT/foto) disse ter reservas quanto ao projeto do governo, que tramita na Asse­m­bleia Legi­slativa, e que também trata de venda de áreas públicas estaduais. O petista argumenta que se preocupava com o adensamento, e em entrevista disse que seu partido não estimula a doação do que é público.

Fonte: Tribuna do Planalto