Solo de violino

Músico alemão Albrecht Breuninger se apresenta com Orquestra Filarmônica de Goiás

 

 

 

Violinista Albrecht Breuninger faz concerto hoje, às 20h30

 

Dentro da série Grandes Solistas, o destaque no Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás será o violinista alemão Albrecht Breuninger que se apresenta hoje no Teatro Escola Basileu França, às 20h30. Em entrevista ao POPULAR, o solista disse que toca no Brasil pelo sétimo ano consecutivo ,e que, fará ainda outra apresentação na capital. Será domingo, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, às 11 horas, juntamente com a pianista Ana Flávia Frazão.

Em seu concerto no Teatro Escola Basileu França, o compositor destaca uma predileção dentro do programa que será apresentado. “Adorei a missão de tocar aqui PequenoConcerto para Violino e Cordas, de Krieger, que vou interpretar sozinho. Eu me encontrei com este compositor duas vezes. Na primeira tive a oportunidade conhecê-lo no Rio de Janeiro, onde mora, em uma visita a sua residência”, conta. O novo encontro teve Krieger como anfitrião, na Alemanha. “Em minha cidade, novamente tivemos a chance de nos encontrar e realizar um concerto juntos”, disse.

Depois de várias apresentações no Brasil, o violinista pode conhecer especificidades do cenário musical nacional. Ele conta que, além de Goiânia, dessa vez a viagem contou com concertos em Porto Alegre, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Belém.“Em cada lugar a realidade é diferente. Nesses anos todos, tenho vindo uma vez ou duas por ano ao Brasil porque adoro esse país. Posso dizer que em todos os locais, até nas cidades mais novas e com profissionais de menor bagagem, um traço comum é o interesse e a dedicação enormes dos músicos”, destaca.

PROGRAMA

Alessandro Borgomanero, regente da Orquestra Filarmônica de Goiás, adianta que o programa de fácil compreensão começa “mais clássico”, com peça de compositores conhecidos como Mozart (Adágio eFuga para Cordas em Dó Menor) e prossegue com Concerto para Dois Violinos e Bach (Orquestra em Ré Menor). Depois é a vez de obra do mestre M. Reger (1873-1916) e, na parte final, conta com Pequeno Concerto para Violino e Cordas, de E. Krieger (1928), e Danças Folclóricas Romenas para Orquestra de Cordas, de B. Bartók (1881-1945).

A segunda obra do programa, Concerto para Dois Violinos e Orquestra em Ré Menor, de Bach, será uma parceria de Alessandro Borgomanero e Breuninger. “O concerto é uma ótima oportunidade para conhecer a obra de um brasileiro (Krieger) feita para violino e orquestra interpretada por um violinista de renome internacional. O Krieger é um compositor, de Santa Catarina, que tem mais de 80 anos e figura como um dos grandes nomes da lista dos grandes da composição brasileira como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra Peixe”, comenta o regente.

Concerto: Orquestra Filarmônica de Goiás e o solista Albrecht Breuninger (violinista alemão)
Data: Hoje, às 20h30
Local: Teatro Escola Basileu França
Endereço: Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitário 
Informações: 3201-4907
Ingressos: 5 reais

 

Programa

■ W.A. Mozart (1756-1791): Adágio e Fuga para Cordas em Dó menor, KV. 546
■ J. S. Bach (1685 - 1750):
Concerto para Dois Violinos e Orquestra em Ré Menor
■ M. Reger (1873-1916): Andante Lírico para Orquestra de Cordas
■ E. Krieger(1928 - ): Pequeno Concerto para Violino e Cordas
■ B. Bartók (1881 - 1945): Danças Folclóricas Romenas para Orquestra de Cordas

Fonte: O Popular