A superação de Rosa

Rosa Passos canta pela primeira vez em Goiânia hoje, no projeto Música no Câmpus, homenageando Elizeth Cardoso, em turnê que a ajudou a vencer um drama pessoal

Rodrigo Alves20 de novembro de 2012 (terça-feira)
Divulgação
C-F_WEB

 

Demorou, mas chegou a hora. Pela primeira vez ao vivo, Goiânia presenciará hoje, às 20 horas, no Centro de Cultura e Convenções da UFG, a voz doce e delicada e a interpretação de Rosa Passos. Ela traz à cidade, dentro do projeto Música no Câmpus, realizado pela UFG e o Sesc, a turnê do novo disco É Luxo Só, uma homenagem a Elizeth Cardoso que marcou a retomada da carreira de Rosa, após um período de cerca de três anos afastada dos palcos.

Mais reconhecida no exterior do que no Brasil, principalmente no meio jazzístico, Rosa desta vez está investindo em uma grande turnê pelo País. “Normalmente eu lançava o disco e já recebia os convites de fora para shows”, lembrou a cantora em entrevista ao POPULAR (leia ao lado). “Desta vez estou centrando o trabalho de divulgação pela cidades brasileiras”, arremata. Praticamente pela primeira vez na carreira, ela se viu diante da oportunidade concreta de percorrer capitais brasileiras, que há muito tempo tinha vontade de fazer, mas quase nunca podia por sempre estar viajando a trabalho pelo mundo.

Um grande percalço na vida pessoal tornou-se um dos principais motivos para Rosa centrar forças no País. Ela está no final do processo de superação de uma de suas maiores adversidades pessoais, que a afastou seriamente dos palcos nos últimos anos. Cheia de compromissos fora de casa, a cantora foi acometida por um distúrbio chamado síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. A doença é causada pelo estresse crônico, que em situação mais grave culmina em processo depressivo profundo e na impossibilidade física e mental de desenvolver uma atividade profissional.

É Luxo Só, nome do disco e faixa-título que resume a intenção de Rosa na homenagem a Elizeth, a ajudou a voltar à ativa. “Ele (o disco) fez parte do meu processo de recuperação”, afirma a cantora, que pouco antes do afastamento havia se apresentado em Goiás em 2008, durante festival de jazz em Pirenópolis. Esta, aliás, foi uma das últimas oportunidades que o público brasileiro teve para conferir um show de Rosa, antes que ela tivesse que dar um tempo no trabalho para se tratar.

HOMENAGEM

E por que Elizeth Cardoso? A resposta vem fácil para Rosa Passos. Além de ser um ícone da música brasileira que sempre a estimulou, Rosa ouviu de um amigo que a cantora carioca estava caindo no esquecimento. “Isso me inquietou”, diz. Assim decidiu que o projeto de retomada da carreira seria um disco de tributo. No repertório, com novos arranjos e reinterpretações, Rosa faz uma verdade compilação de clássicos do samba brasileiro, muitos deles escritos por nomes consagrados como Cartola e Zé Ketti. Alguns foram especialmente escritos para que Elizeth interpretasse.

Debruçando-se sobre a biografia de Elizeth, Rosa, baiana radicada em Brasília, descobriu muitos pontos em comum com a homenageada, entre eles a dedicação à família. Mãe de três de filhos – entre eles Julianna, que acompanha a carreira da mãe de perto – , casada com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, Rosa também gosta de se dedicar bastante à família. Quando viaja, faz questão de levá-los. O ministro a acompanha quando possível, com permissão da presidente Dilma Rousseff, uma das muitas fãs declaradas do trabalho de Rosa.

Show: Rosa Passos - Música no Câmpus

Data: Hoje, às 20 horas

Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG - Câmpus Samambaia (ao lado do Conjunto Itatiaia)

Ingresso: R$ 20 (inteira) / Informações: 3521-1329, 3521-1365 e 3221-0600