Institutos Federais se destacam

Apesar de particulares dominarem primeiras colocações no Estado, unidades federais se despontam entre as melhores escolas públicas

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep-MEC) divulgou ontem à tarde o desempenho das escolas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 - cujas unidades tiveram índice de participação superior a 50% dos alunos matriculados. O domínio, mais uma vez, é das escolas privadas, não sendo diferente em Goiás: as dez escolas goianas com as melhores notas no exame são particulares. Das dez públicas melhores colocadas no ranking do Enem, seis estão instaladas no interior. Quatro são federais (veja ranking no quadro desta página).

A escola de Goiás com a melhor nota no Enem de 2011 obteve média 678,5. Já a escola pública que obteve o melhor desempenho no exame ocupa a 19ª colocação no ranking estadual e alcançou média 605,7. Trata-se do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus de Goiânia, a campeã entre as públicas. O colégio com o pior desempenho no Enem em Goiás é estadual e está localizado no município de Buritinópolis. Os alunos da escola obtiveram no Enem média 407,4. Conforme a relação divulgada pelo MEC, os 100 colégios goianos com as piores médias no ranking de Goiás são públicas estaduais.

Da relação divulgada ontem, pouca coisa mudou em relação ao último desempenho no Enem disponibilizado pelo Inep - de 2010. Entre as particulares, sete também apareciam no ranking das melhores colocadas no exame anterior. As novidades são os colégios Delta, de Anápolis, Jaó, de Goiânia e Monsenhor, de Inhumas, 3º, 6º e 7º, no ranking, respectivamente. A escola privada melhor colocada no ranking nacional aparece na 28ª colocação.

Entre as públicas ocorreu o mesmo: sete na lista das escolas com as maiores médias também apareciam no ranking de 2010. Mas neste último exame, houve, entretanto, um salto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Os campus de Goiânia, Uruaçu e Inhumas, que não apareciam no ranking anterior, este ano estão entre as melhores colocadas - 1º, 3º e 4º lugares, respectivamente.

Em 2012, 186,2 mil alunos se inscreveram para fazer as provas do Enem, aplicadas no mês de novembro. Em todo o País, foram 5,7 milhões de candidatos. O exame realizado pelo MEC avalia o desempenho de estudantes egressos do Ensino Médio e é utilizado no processo seletivo para ingresso em instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas. As provas aplicadas aos alunos testam conhecimentos nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, matemática e redação.

Ao todo, 95 instituições no Brasil - entre elas a Universidade Federal de Goiás (UFG) e incluindo 38 institutos federais - aceitam o Enem como forma de ingresso em seus cursos superiores. As instituições utilizam as notas do exame em substituição ao processo seletivo convencional, o vestibular; consideram o desempenho para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni); e também utiliza o resultado para ingresso na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

Fonte: O Popular