A obra e o tempo

Artista Antônio Fogaça é tema de livro lançado hoje no Centro Cultural UFG

A arte goiana será celebrada hoje, às 20h, no Centro Cultural UFG, Setor Universitário, com o lançamento do livro Paulo Fogaça: o artista e seu tempo, idealizado por Rosane Andrade de Carvalho. A obra é resultado de dissertação de mestrado em Cultura Visual, realizada pela Faculdade de Artes Visuais/UFG. Faz parte da coleção Expressão Acadêmica, que seleciona, através de edital, dissertações e teses defendidas nos cursos de pós-graduação da UFG.

A obra trata da trajetória artística de Paulo Fogaça e faz uma análise das obras dele. Fogaça atuou entre final de 1960 e início de 1980, ou seja, durante a ditadura militar. Em seus trabalhos encontramos ferramentas rurais – enxadas, enxós, picaretas, arame farpado – que representam aquele período de cerceamento.

Além disso, Fogaça integrou o conjunto de artistas precursores do uso dos novos meios audiovisuais – slides sincronizados ao som – e filmes super-8. A partir da obra de Fogaça, faz uma análise dos contextos social, político e artístico, enfim, analisa a obra dentro da relação entre arte e política.

A autora, que já havia pesquisado a obra de Fogaça antes de se desdobrar na pesquisa para a dissertação, conta que sempre ficou intrigada pela obra do artista: “O que me deixa maravilhada com a arte de Fogaça é que mesmo vivendo no Rio de Janeiro em um período efervescente, ele não perdeu as raízes, falou sobre temas utilizando elementos que versavam ao mesmo tempo sobre o universo rural.” E completa: “Eu espero que o trabalho do Paulo possa ser visto e tenha o devido valor e reconhecimento.”

Fonte: Diário da Manhã