Da sala de aula para o cinema

O conhecimento pode e deve transcender a sala de aula. Foi assim que duas disciplinas dos cursos de Jornalismo e Biblioteconomia da UFG se transformaram em um projeto de extensão, realizado em parceria com o Centro Municipal Goiânia Ouro. 
O resultado da parceria é a mostra Histórias do Cinema e do Povo de Goiás, que entra em cartaz nesta segunda-feira, 7. O evento tem a curadoria de 75 alunos dos dois cursos e conta com a supervisão do professor César Viana. 
A programação inclui 40 filmes que mesclam clássicos do cinema mundial e brasileiro com algumas produções regionais. Segundo uma das organizadoras da mostra, a aluna de Jornalismo Luiza Mylena Costa Silva, a escolha da temática goiana foi motivada pela necessidade de dar visibilidade à produção local. “Vimos na mostra uma oportunidade de divulgar o cinema goiano e questionar o que é feito aqui.”
Por isso, ao lado dos filmes que marcaram a história no cinema mundial serão exibidos curtas e longas-metragens goianos que serão seguidos de debates. Luiza intitula esses encontros como “aulas abertas”. “Nós vamos ter palestras com críticos e cineastas reconhecidos, além dos próprios produtores goianos que vão abrir o questionamento sobre o cinema brasileiro.”
A mostra também agrega outras manifestações culturais. A literatura, por exemplo, será representada pelos escritores goianos Bariani Ortêncio, Goiamérico Felício e Angélica Santos, que participarão de um bate-papo com os presentes no dia 8, às 18 horas.

Mostra cultural
Já a música tem destaque com os diversos shows que serão realizados às 21 horas com os artistas Diego Mo­rais (dia 10); banda Ultravespa (12); do Manso (13) e banda Solici­tude (19). A mostra ainda vai contar com apresentações de dança e performances às 18 horas dos grupos Teatro de Roda (dia 10) e do grupo Rodarte (16). 
Durante o evento também será lançada a revista Quilombo, publicação independente de movimentos estudantis que aborda aspectos étnicos. Será no dia 11, às 21 horas.
A mostra segue até o dia 20 de janeiro no Centro Cultural Goiânia Ouro. Para conferir a extensa programação, acesse o site http://cinemaerock.wordpress.com/.

Documentários goianos

A produção local tem espaço garantido na Mostra História do Cinema e do Povo de Goiás. Os destaques ficam para a programação do dia 10, quinta-feira, onde serão exibidos os documentários (longas) Jesco, Minha Vida, Minha Câmera, de Lisa França; Cartas do Kuluene, de Pedro Novaes; e Xingu, a Terra Ameaçada, de Washington Novaes.
Os curtas-metragem também são contemplados na mostra com a exibição dos filmes Tereza Bicuda e Um Metro e Meio de Distância, no dia 11. Na mesma data, Bruno Fiorese Fernandes também narra a história de um jovem catador de lixo em Cowboy, e as jovens cineastas Ana Clara Gomes e Mariza Fernandes contam a rotina religiosa do candomblé no filme Colofé.
A ficção será representada por filmes premiados como a animação O Ogro, de Márcio Júnior e Márcia Deretti; e o experimental Descrição da Ilha da Saudade ou Baudelaire e os Teus Cabelos, de Alyne Fratari, que serão exibidos nos dias 12, 15 e 17.
Após as exibições serão realizados bate-papos com alguns cineastas goianos. Dia 15, às 18 horas, por exemplo, Márcio Júnior, Jordana Cristina e Ana Clara Gomes comandarão o debate sobre o cinema feito em Goiás. 
Já no dia 18, uma mesa redonda irá reunir os diretores da Panacéia Filmes,, Jarleo Barbosa, Lidiana Reis, Larissa Fernan­des e Ludielma Laurentino.

Fonte: Tribuna do Planalto