Porte e infraestrutura educacional favorecem Goiânia em ranking

Goiânia tem o maior Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios do Estado (ISDM), frente a um gasto per capita quase dez vezes menor ao líder neste quesito, Alto Horizonte. Para especialistas, o desempenho melhor no ISDM ocorre devido aos equipamentos públicos, como hospitais e escolas bem avaliadas.

“Goiânia é muito grande e quando se faz a média dos indicadores, a cidade tem um índice bom. Tem quantidade de escola modelo maior que outros municípios, por exemplo. Como a cidade é grande, a estatística favorece”, avalia o economista Adriano Paranaíba.

A lista dos dez maiores ISDMs tem apenas uma cidade com menos de 10 mil habitantes. Muitas delas também têm receita garantida com indústrias. São, no entanto, cidades mais antigas, consolidadas, o que permite avanço em quesitos que pesam no ISDM, como saneamento básico, por exemplo.

O diretor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG) João Batista de Deus, lista diversos fatores que dão a Goiânia a liderança no ISDM: “O Estado investe, a cidade tem classes média e alta, que têm poder aquisitivo para ter acesso a saúde (planos de saúde). Outra questão é o ensino. Tem a questão da renda que, apesar da despesa ser maior, também é maior. Aqui uma doméstica ganha no mínimo 1 salário mínimo por mês. No interior ainda tem quem receba R$ 100.”

Fonte: O Popular