Qualificar para avançar

O processo de industrialização de um município se inicia com a criação de atrativos para novos empreendimentos, detalhes que permitem o desenvolvimento deste novo segmento, por meio de uma competição, que se dá através de subsídios, ofertas de terrenos para construção, incentivos fiscais e o acesso à mão de obra barata. Com esses requisitos, o município e o estado tentam convencer empresas a optarem por suas localidades.

Observamos esse tipo de concorrência em praticamente toda a região Centro-Oeste, inclusive, Aparecida de Goiânia durante muito tempo fomentou sua economia através desta artimanha. Entretanto, a cidade já apresenta um parque industrial consolidado, que passa para uma nova fase. 

Nosso município já não é apenas escolhido, hoje nos damos ao luxo de escolher nossos investimentos e optarmos sempre por bons negócios. Contamos com uma classe empresarial pujante, que se destaca e que encontra no Poder Público o alicerce para o desenvolvimento econômico, fato que permite seu fortalecimento frente ao mercado. 

Nesse sentido a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia desenvolve suas ações visando o futuro de nossas empresas. Comprometida com uma mentalidade vanguardista, optamos por parcerias, as quais surgem através de infraestrutura em nossos polos industriais, bem como as que qualificam nossa mão de obra e consequentemente os empreendimentos aparecidenses.

Focando um pouco mais no tema educação. Presenciamos um trabalho pioneiro em Aparecida de Goiânia, destacando investimentos em todas as esferas desse assunto, seja no ensino infantil, seja na qualificação de nossos profissionais. 

Como a cidade se aperfeiçoa em uma característica cada vez mais voltada para a industrialização, a Secretaria decidiu ser o elo entre as empresas e as instituições. Dessa forma, com o apoio inconteste do prefeito Maguito Vilela, cooptamos parceiros de peso em prol de nosso objetivo.

Nossas empresas já não precisam apenas de mão de obra, as exigências do mercado e o patamar que alcançaram fazem com que necessitamos de algo a mais. Precisamos de profissionais qualificados, que acompanhem o dinamismo das empresas aparecidenses, as quais são referências regionais e nacionais. Assim, observando as oportunidades do momento, Aparecida de Goiânia conquistou grandes entidades de ensino superior.

Já está em funcionamento em nossa cidade uma unidade do Instituto Federal de Goiás- IFG, que conta com quatro cursos técnicos e o curso de engenharia civil, o primeiro noturno do Estado. Tudo isso voltado para atender a demanda empresarial da região. Vale ressaltar, que este campus já está se estruturando para aumentar sua oferta de cursos, devido ao sucesso em nosso município. Agora, a grande conquista histórica de Aparecida é sem dúvida a instalação da Universidade Federal de Goiás (UFG).  O campus avançado da UFG em Aparecida terá inicialmente sete cursos e todos voltados para a indústria, uma prova do reconhecimento do vigor deste setor em nossa cidade. É digno de nota, a colaboração da unidade do Senai Celso Charuri, com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, bem como das outras entidades de ensino superior, que promovem um belo trabalho. Além disso, temos a ação pioneira dentro da Secretaria, através da Incubadora 3D, que viabiliza pesquisas e inovações, qualificando nossas empresas para enfrentar o mercado.

Somos cientes que a cada dia conquistamos novos espaços graças a muita luta e dedicação, mas de uma coisa nossa cidade pode se orgulhar. Aqui tem educação de qualidade, formando profissionais da mais alta capacidade, enriquecendo nossa economia com  conhecimento. 

(Marcos Alberto Luiz de Campos, secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia. Ex-presidente da Facieg e Aciag)

Fonte: Diário da Manhã