GEA abre cadastros para novos pacientes de catarata no Programa Visão para Todos

O programa Visão para Todos do Governo do Estado do Amapá (GEA), que foi retomado recentemente pelo governador Camilo Capiberibe, abre inscrição para novos pacientes portadores de catarata. A ação atende prioritariamente pessoas com idade acima de 50 anos, e que tenham indicação médica para cirurgia de catarata.

Segundo o coordenador do programa, José Nilson França, desde a abertura de novos cadastros, iniciada dia 4 deste de março, cerca de 300 pessoas já se habilitaram a fazer cirurgia de catarata. “O GEA, com esse serviço, inicia uma espécie de busca ativa a novos portadores de catarata no Estado, haja vista que a incidência da doença aqui é muito grande”, relata.

O cadastro é feito no prédio do Visão para Todos, anexo ao Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL), de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. “Além do encaminhamento médico com indicação para cirurgia de catarata, a pessoa precisa apresentar documentação pessoal e comprovante de residência”.

A iniciativa do Governo do Estado faz parte do processo de resgate do projeto Visão para Todos, que ficou quase uma década desativado. Hoje, o programa funciona em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que nesta primeira etapa, encerrada dia 1º de março, realizou cerca de 260 cirurgias em uma semana.

No período de 13 a 22 de março, os especialistas da UFG responsáveis pela execução do programa no Amapá farão a avaliação pós-cirúrgica dos pacientes que passaram por cirurgia nesta primeira etapa. A segunda etapa do projeto, com cerca de 300 novas cirurgias de catarata, começa no dia 23 deste mês.

Fonte: Portal Correa Neto