Região de Aparecida vai ganhar um novo bairro vertical planejado

Um bairro vertical planejado, a exemplo do Bairro Eldorado, também será construído em Aparecida, graças aos investimentos na melhor mobilidade da região. O futuro Parque América terá 3,5 mil unidades habitacionais, distribuídas em 17 áreas com 30 mil metros quadrados cada, com um parque público e um mall de serviços.

O investimento inicial chega a R$ 70 milhões. As duas primeiras incorporações terão 540 unidades, uma delas já em fase de comercialização. “O local já tem um grande apelo comercial em função do pólo empresarial da região. Aparecida já apresenta essa demanda”, explica o diretor de Empreendimentos da Tropical Urbanismo, Antônio Carlos da Costa.

Ele acredita que essa área seja o último grande vazio urbano entre Goiânia e Aparecida. O eixo estruturante que passará pelo pólo empresarial e chegará na Avenida São Paulo passará ao lado do futuro bairro. Antônio Carlos prevê que a região do empreendimento receba outros eixos estruturantes num futuro próximo, interligando todas as regiões de Aparecida. Um deles deve ser uma avenida margeando o Córrego Tamanduá, nos moldes do projeto Macambira-Anicuns.

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Além das ampliações dos pólos industriais de Aparecida, outra área do município, com 220 mil metros quadrados, abrigará um parque tecnológico para cerca de 50 a 60 empresas de tecnologia avançada e outras 50 de média tecnologia, nas proximidades do câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Hospital de Urgências de Aparecida. O projeto já está elaborado e até o fim do ano as empresas começam a ser instaladas, quando as obras de infraestrutura ficam prontas.

Outra área de 500 mil metros quadrados, próxima ao Daiag e Dimag, abrigará um novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), com expectativa de chegar a 30 mil metros quadrados de área construída, cujas obras devem começar no segundo semestre deste ano para receber os primeiros alunos em 2015. Segundo o reitor da UFG, Edward Madureira, o investimento inicial já previsto no MEC é de R$ 40 milhões, mas pode ser ampliado.

Um dos eixos estruturantes que serão construídos deve sair das proximidades do campus. De acordo com o reitor, a a proposta é que este seja um campus na área de tecnologia, com cursos como Engenharia de Produção, Engenharia Química, de Materiais e de Transportes e Geologia. “São cursos de grande demanda no mercado e muito ligados à vocação de Aparecida”, explica.

Fonte: O Popular