Valor simbólico de negócios

Especialistas explicam que selo de qualidade é ponto forte até momento em que imagem da empresa se mostra de fato à altura, caso contrário, pode surtir efeito oposto

 

Desde que os consumidores passaram a ter voz no Brasil, e então puderam exigir padrão de qualidade, e assim escolher onde ou a quem vão dar preferência, as empresas têm seguido caminhos diferentes e se movimentado para garantir o melhor possível em produtos ou serviços. Por isso, desde o início da última década, várias empresas goianas lutaram por certificações que tranquilizassem seus clientes, e demonstrasse a seriedade de sua gestão.

Porém, o professor da área de gestão de projetos e processos organizacionais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Giovani Ehrhardt diz que o certificado é um ponto forte entre as empresas, mas não é uma garantia definitiva. “O princípio da certificação é que você tem que ter um processo para lidar com a qualidade, mas não garante que tenha esse perfil”. No entanto, Ehrhardt diz que, por outro lado, a probabilidade de uma empresa chegar mais próximo ao padrão total de qualidade, é maior para as que são certificadas.

De acordo com ele, as corporações que colocam o selo, garantindo sua qualidade, sustentabilidade, ou qualquer outro reconhecimento, geram a expectativa de que o consumidor terá um produto com tais atributos, e caso não seja correspondido, a empresa terá mais prejuízo do que lucro.

O engenheiro de qualidade da Consciente Construtora, Eduardo Paiva, diz que o benefício do certificado é trazer uma padronização dos processos, e assim dar segurança para a empresa crescer com qualidade. Ele ainda diz que isso garante que os funcionários deem mais de si. “Muitos colaboradores vêm como cobrança, mas entendem a importância que tem. Como sabem que o serviço vai ser conferido, e caso esteja mal feito, é necessário que seja refeito, então eles aplicam o seu melhor no trabalho.”

“Somos certificados desde 2001 no sistema de gestão ISO 9001”, conta a coordenadora de sistema de gestão integrada da Toctao Engenharia, Ana Clara Schreiber, assim como aconteceu na Consciente Construtora. A ISO 9001 é um grupo de normas que propiciam a gestão de qualidade de uma empresa, produto ou serviço de qualquer porte.

O Grupo Coral, que foi certificado também pelo ISO 9001 em 2003, comemora a renovação de sua certificação, até 2015, já que passa por um processo de recuperação judicial desde dezembro de 2011. “Com as exigências criamos um atendimento com mais afetividade e agilidade na resposta do problema dos clientes, e toda reclamação, elogio, ou qualquer feedback é registrado”, diz a diretora geral, Marilene Araújo Barbosa, contando um dos pontos positivos do ‘selo’.

Mas as certificações não se restringem apenas ao ISO 9001 e vão muito além da exigência de qualidade. Atualmente, muitos clientes estão interessados em saber como uma empresa lida com as questões ambientais e a forma como tratam seus funcionários. Isso é o que atesta Ana Clara Schreiber, já que a Toctao conta também com a certificação ABNT NBR ISO 14001, do Sistema de Gestão Ambiental, e OHSAS 18001, relacionada ao Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho.

“O cliente tem que ver o mix e alinhamento de interesses das empresas que compra um produto ou serviço”, indica o professor Giovani. De acordo com ele, é dever do consumidor procurar por empresas que têm a mesma linha de pensamento que o seu. “E para as corporações que tenham certificação afirmando que aprimoram processos produtivos que visam a preservação do meio ambiente, pode ser um diferencial”, completa.

 

 

Fonte: Diário da Manhã