Entre o erudito e o popular

A temporada 2013 da Orquestra Sinfônica de Goiânia será aberta hoje, às 20 horas, no Teatro Sesi, com programa regido pelo maestro convidado Gustavo Ginés de Paco, argentino radicado na Paraíba há mais de 30 anos. O regente especial substitui o maestro Joaquim Jayme, que continua à frente da orquestra mas está de licença para tratamento de saúde. O concerto, que terá participação dos solistas Rogério Rosemberg, no trompete, e Sidney Ricardo, no trombone, abre as apresentações deste ano do corpo sinfônico com peças clássicas de Brahms e Beethoven e faz ainda uma homenagem à música do movimento armorial, que remete à música de raiz nordestina.

Nascido em Buenos Aires, mas desde 1978 radicado em João Pessoa, onde tornou-se professor da UFPB, Gustavo é detentor de premiações nacionais e internacionais. Flautista, ele foi pioneiro como fundador do Quinteto Latino-Americano de Sopros, com o qual se apresenta por todo Brasil, e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, criada em 1980 e que também regeu em diversas ocasiões depois que tornou-se também maestro em 2001.

Desde a semana passada em Goiânia para os ensaios, o maestro recebeu o convite da Secretaria Municipal de Cultura para atuar como regente convidado por intermédio do também reconhecido maestro e flautista Norton Morozowicz, que fez parte do quadro de professores na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Na primeira experiência na capital goiana, Gustavo se disse à vontade por conhecer boa parte dos músicos que regerá hoje à noite em outras ocasiões de encontros musicais. “Estou realizando uma vontade antiga nessa troca de experiências”, disse ao POPULAR.

A apresentação inaugural da orquestra terá dois momentos distintos. A abertura será com uma peça clássica, depois passará pela homenagem à música popular brasileira e se despedirá com a execução de uma sinfonia. “Decidi abrir com um Beethoven, que gosto muito de reger, mas que há muito tempo não fazia. Claro, tive a preocupação de saber se a orquestra não havia feito a mesma apresentação recentemente”, explica Gustavo de Paco, que escolheu a Abertura Coriolano, do compositor alemão.

NOVO GESTOR

A Orquestra Sinfônica de Goiânia está sob nova coordenação. Flautista e professor da Emac da UFG, Eduardo Meirinhos é novo gestor do corpo sinfônico. Segundo ele, a orquestra continuará tendo como regente titular o maestro Joaquim Jayme. Além de ficar responsável pela formação sinfônica, Meirinhos acumulará ainda a função de diretor do Coro Sinfônico e das bandas mantidas pela Secretaria.

De acordo com o novo gestor, em breve a orquestra deverá abrir audições para a contratação de novos músicos, hoje ligados à formação por meio de cargos comissionados. “A orquestra está quase completa, mas teremos de fazer audição para ocupar cargos vagos.”

 

Concerto: Abertura da temporada da Orquestra Sinfônica de Goiânia

Regência: Gustavo Ginés de Paco (maestro convidado)

Data: Hoje, às 20 horas

Local: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva)

Informações: 3269-0800

Entrada franca

Fonte: O Popular