Chamariz de clientes

A arquitetura está presente no cotidiano de qualquer cidadão, seja nos objetos que exaltam os olhos, em casa, no trabalho ou na rua. O que muitos não prestam atenção, é que esta exerce uma forte influência sobre a construção de imagem e identidade de uma marca. Para o arquiteto sócio da Hochheimer Imperatori Arquitetura (Hiarq), Luciano Imperatori, a arquitetura é uma ferramenta de comunicação que auxilia as empresas a transmitir seus valores e conceitos.

“Quando um cliente está em busca de algo, com alguma demanda e sai para fazer compra, e se depara com uma fachada bonita, atrativa, iluminada e outra sem cor, sem nada que chame atenção, ele automaticamente vai entrar na primeira”, afirma o professor especialista em Marketing do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eliseu Machado Junior. De acordo com ele a arquitetura pode ser uma forte estratégia mercadológica.

A forma como o ambiente de uma empresa é composto, por meio de cores, produtos arquitetônicos e de elementos que constituem o espaço podem influenciar os consumidores na tomada de decisões. O arquiteto goiano Alexandre Perini concorda. “Uma fachada bem equilibrada, bem feita, chama a atenção do consumidor para entrar. Compensa investir, não dá para ficar sem”, afirma.

A sócia proprietária da Brigaderia das Meninas, que existe desde agosto de 2011, Fernanda Duarte, diz que percebe como as escolhas feitas na hora do projeto de sua loja, fazem diferença hoje. “A fachada e o ambiente interno chama muito a atenção dos clientes. Nós procuramos escolher tudo do que a gente gostava muito, desde o piso, o lustre até o banheiro, para que tudo fosse bem acolhedor”, conta.

A proprietária e chef do restaurante Emi Cozinha Emocional, Emiliana Azanbuja, mostra que em qualquer segmento comercial é importante que os empresários deem atenção para a arquitetura e decoração. “Com certeza tem que ter cuidado, para pintar, para escolher a fachada e até a cadeira. Tudo isso chama o cliente e faz com que ele volte”, diz.

Luciano Imperatori, da Hiarq, ainda completa: “No segmento de luxo a compra é feita por impulso, por isso a elaboração do ambiente precisa contribuir para que o cliente esteja à vontade para realizar a compra.” Ele ainda cita o exemplo de um projeto da marca Lexus em São Paulo, em que foi concretizado um projeto que oferece dentro da concessionária um ambiente cinco estrelas, para atendimento aos clientes.

INVESTIMENTO

Levando em consideração benefício que uma boa estrutura externa e interna (com ambientes planejados) traz a uma empresa, o custo não é alto. “O investimento é baixo, principalmente para a parte externa”, informa Alexandre Perini.

Para Luciano, investir em arquitetura significa projetar os resultados a longo prazo. Cabe ao arquiteto imaginar as soluções aplicadas no futuro e propor aos clientes romper ideias inovadoras para tornar os diferentes espaços funcionais e eficientes por muito tempo. “Um edifício é um investimento de longo prazo e é projetado hoje para ser construído nos próximos dois anos e utilizado por no mínimo dez anos”, argumenta.

PADRONIZAÇÃO

“Vários comércios de alimentação, principalmente de doces, como a Brigaderia das Meninas, Sonho Meu, têm forma de uma casa, para dar a ideia de que estão comendo na casa da vó, lembrar a infância”, diz o arquiteto Alexandre Perini, chamando atenção para a padronização de ideias arquitetônicas que vem acontecendo em alguns segmentos.

“Tem muita gente que vem aqui e diz: ‘nossa, eu sinto como se estivesse na casa da minha tia’, e é isso que queríamos, um ambiente aconchegante, acolhedor, como é”, conta Fernanda Duarte.

Emiliana Azanbuja também tem o mesmo padrão em seu restaurante. Ela diz que quando trouxe o restaurante para Goiânia, já tinha a ideia de um lugar mais intimista, onde os clientes se sentissem bem, com plantas, cristaleira, objetos antigos. “Buscamos por uma casa, e trabalhamos com uma decoradora para que ficasse com a nossa cara, introduzindo este intuito”, revela.

Para o professor Eliseu, a padronização que torne algo característico e chame a atenção dos clientes é interessante, principalmente, se a estratégia de cores fortes for usada. De acordo com informações da Hiarq, outro segmento que tem investido na padronização, é o de concessionárias, que têm o objetivo de comunicar aos consumidores todos os valores agregados da marca em seus produtos.

PROFISSIONAL

Segundo Alexandre Perini, é importante ressaltar a importância de se procurar um arquiteto na hora de fazer o projeto de uma empresa. “Este profissional pode fazer uso de elementos arquitetônicos, seguem normas quanto à altura, usam o recurso da cor, recurso do paisagismo e ameniza a agressividade da construção”, declara o arquiteto.

Além de arquiteto e decorador, outro profissional pode ser envolvido. “Geralmente as empresas grandes hoje têm uma área de arquitetura, mas antes de fazer o projeto, ela escuta as necessidades do departamento de marketing, que dá ideias. É um trabalho de grupo”, afirma Eliseu Junior.

Fonte: Diário da Manhã