Colóquio Interamericano discute Educação em Direitos Humanos

Estão abertas até 30 de abril as inscrições de envio de ‘resumos expandidos’ para Grupos de Trabalhos (GTs) para o Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos: IV Pensar Direitos Humanos, sob o tema América Latina: fronteiras e horizontes comuns em EDH, a ser realizado de 11 a 13 de setembro, na Universidade Federal de Goiás.
Os eixos temáticos são: Eixo 1. EDH: Formação de Formadores; Eixo 2. EDH: Direito à Memória, à Verdade e a Justiça na América Latina; Eixo 3. EDH: Democracia e Comunicação; Eixo 4. EDH: Políticas Públicas e Marcos Legais na América Latina; Eixo 5. EDH: Desigualdades, diferenças e diálogos interculturais; Eixo 6. EDH: Fundamentos Teórico-Metodológicos; Eixo 7. EDH: Movimentos Sociais, Educação Popular e Extensão Universitária; e Eixo 8. EDH: Desafios e limites de um campo de conhecimento interdisciplinar.
A escolha do Brasil, para sediar essa quinta edição, foi uma decisão tomada no processo preparatório do IV Colóquio, e teve como ponto central problematizar e avaliar os recentes avanços institucionais no campo da EDH.
O reconhecimento das convenções internacionais no campo dos direitos humanos e o atendimento a algumas reivindicações anteriormente reprimidas fizeram a questão dos direitos humanos afirmar-se como política de Estado, o que estimulou diferentes governos nacionais assumir, em outras frentes, o compromisso de implementar no país o Programa Mundial de Educação para os Direitos Humanos (PMEDH) e seu Plano de Ação.
Esses documentos defendem que a promoção da EDH permitirá ao sistema educacional alcançar sua principal missão: assegurar a educação de qualidade para todos, que se efetiva mediante seus objetivos específicos.
Com base nesse instrumento e recomendações internacionais, foi instituído, no Brasil, o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) e aprovou-se o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos dentro de um contexto, em que a temática dos direitos humanos adquiriu elevada significação histórica, como resposta à extensão das formas de violência social e política vivenciada nas décadas de 1960 e 1970
A realização e da Rede Interamericana de Educação em Direitos Humanos – RIEDH, Universidade Nacional de Quilmes (UNQ-Argentina) e Universidade Federal de Goiás (UFG-Brasil).
A Unesp é uma universidade parceira, assim como Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO)
O professor Clodoaldo Meneguello Cardoso, da Unesp de Bauru, integra a Comissão Organizadora, ao lado de Aída Monteiro (UFPE – Brasil), Anabel Rubio (UNQ – Argentina), Antônio Hilário (UFMS – Brasil), Carlos Ugo Santander (UFG – Brasil), Flávio Alves Barbosa (UEG – Brasil), Flávio Diniz (UFG – Brasil), José Eduardo Barbieri (PUCGO – Brasil), Matías Penhos (UNQ – Argentina), Mónica Fernández (UNQ – Argentina), Maria Nazaré Zenaide (UFPB – Brasil), Néstor Manchini (UNQ – Argentina), Ricardo Barbosa de Lima (UFG – Brasil), Rosana Góngora (UNQ – Argentina) e Solón Viola (UNISINOS – Brasil)
Inscrição on line
http://eventos.ufg.br/VCIEDH
Informações
http://coloquioedh.blogspot.com.br
www.ndh.ufg.br

Fonte: Portal Universidade