Programa Visão para Todos chega a 500 cirurgias de catarata

esde a retomada do programa Visão para Todos, no dia 23 de fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já realizou até esta quarta-feira, 27, aproximadamente 500 cirurgias de catarata em idosos com idade a partir de 50 anos. Em média, são realizadas 40 cirurgias por dia. A ação prevê até o final deste ano, a realização de mais de 3 mil cirurgias, por intermédio de um convênio entre o Governo do Amapá e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O retorno do programa foi uma determinação do governador Camilo Capiberibe para diminuir a demanda reprimida de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardavam por uma simples cirurgia de catarata. “Essa demanda de 3 mil pessoas já cadastradas e com indicação médica para a cirurgia reduziu bastante, mas a cada dia surgem novos usuários que necessitam de cirurgia de catarata”, destaca o governador.

O coordenador do Visão para Todos, José Nilson França, explica que nesta segunda etapa do programa a equipe de oftalmologistas da UFG responsável pelas cirurgias permanece até este sábado, 30, em Macapá.

Nilson França antecipou que no período de 2 a 17 de abril, será feito o cadastro de pessoas com sintomas de catarata ou com indicação médica para a cirurgia. O procedimento cadastral ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no programa Visão para Todos, anexo do Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Ele explicou que para fazer o cadastro a pessoa precisa apresentar documentos pessoais, comprovante de residência, cartão do SUS e encaminhamento médico.

A próxima etapa do mutirão de cirurgias de catarata está agendada para o período de 19 a 26 de abril, com a previsão de mais 300 procedimentos cirúrgicos. As cirurgias ocorrem no Centro Cirúrgico do HCAL, e cada cirurgia demora em média 40 minutos.

O chefe da equipe de oftalmologistas da UFG, José Ricardo Costa, está otimista com o andamento das ações de cirurgia de catarata no Amapá. Ele diz que, além da sensação pessoal em perceber que por intermédio do programa os profissionais de saúde têm ajudado centenas de pessoas a recuperar a visão e voltar a enxergar, o apoio dispensado pelos profissionais de saúde do Amapá à equipe da UFG tem sido fundamental.

“O Centro Cirúrgico do Hospital de Clínicas Alberto Lima tem uma estrutura muito boa e o pessoal aqui do hospital é dedicado e tem nos ajudado muito”, observou Ricardo Costa.

Fonte: Corrêa Neto