Caçu é cidade mais desenvolvida

Índice de Desempenho de Municípios aponta ranking de cidades goianas: Simolândia está em último lugar, segundo estudo

Foi divulgado ontem, o Índice de Desempenho dos Municípios (IDM). Se trata de uma medida sistemática de parte do contexto socioeconômico dos municípios do Estado de Goiás. No levantamento são consideradas seis áreas: Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Trabalho. Estimativas são feitas de acordo com cada categoria com notas de zero à dez. Neste contexto a cidade de Caçu foi a primeira colocada com 7,83 em um balanço geral todas as categorias. Goiânia ficou em 12º  lugar com 7,14. A última cidade de um ranking com os 246 municípios, foi Simolândida com nota 5,04. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

A pesquisa foi feita em 2010. Conforme o governo, o estudo do IDM deve ser realizado de dois em dois anos. O superintendente do Instituto Mauro Borges Aurélio Troncoso, explicou que a pesquisa do IDM já é feita em outros Estados, no entanto, em Goiás o nome mudou. “Eles chamam de Índice de Desenvolvimento dos Municípios, aqui preferimos falar em desempenho. Isso por que o outro termo usado é muito forte, e talvez não compreenda nossa real intenção com a pesquisa. O IDM vem para preencher uma lacuna, pretendemos entender como as coisas acontecem no âmbito social e econômico de cada munícipio goiano”, diz.

Segundo Aurélio a pesquisa vem sendo feita há um ano. “O estudo foi feito pela Gerência de Estudos Socioeconômicos e Especiais, mais especificamento pelo coordenador Thiago Alves (IMB/UFG) Juliana Dias Lopes; chefe do Gabinete de Gestão, Lillian Maria Silva Prado e gerente, Marcos Fernando Arriel”, ressalta.

Para o superintendente, o tamanho das cidades também influenciou muito. “Goiânia por exemplo ficou no 12º lugar, é uma cidade grande, com maior população. Então percebemos que quanto maior o número de habitantes e o tamanho do lugar, proporcionalmente aumentam-se os problemas, sejam eles na saúde ou na segurança pública, enfim. Com tais informações do estudo passamos a entender como a economia de cada um funciona, o que pode ou não ser melhorado. Tudo tem relação com a gestão pública de cada local, os municípios podem se planejar mais a partir de agora”, esclarece.

O prefeito da cidade de Caçu Gilmar Guimaraes, diz que a primeira colocação é reflexo de uma boa gestão, que vem sendo trabalhada diariamente há anos. “Implantamos a usina de cana e 5 hidrelétricas, o que aumentou a arrecadação e desenvolvimento do município. Fazemos muito investimento em pessoas com formações técnica e de qualidade no governo, desde a secretária de Gabinete até o secretário de Saúde. Se trata de empreendedorismo municipal, isso tudo para fortalecer as diversas áreas da cidade. São mais empregos, mais renda para a população”, diz.

Segundo Gilmar, os tratamentos médicos e demais benfeitorias voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, interfere na arrecadação do governo federal. “Para cada procedimento médico que realizamos, por exemplo, uma cirurgia de apêndice,  temos um custo minimo de R$ 300, o governo repassa para cada cirurgia, R$ 1.300. Isso mostra que quanto mais as pessoas permanecerem no nosso município para realizar tratamentos de saúde, maiores são nossos benefícios, e o governo federal irá repassar verba para Caçu”, diz.

O prefeito de Morrinhos, Rogéro Troncoso, terceiro município no ranking, parece ter um quadro parecido ao de Caçu. “Nos últimos anos a agroindustria tem crescido visivelmente no nosso município, são três indústrias de atomatados, uma usina de álcool e açúcar, e a Pousada na região que gera sozinha 700 empregos diretos, além da bacia leiteira do município” relata. Segundo Rogério na área de educação, os professores recebem o piso salarial. O local conta com 2 postos do Programa Saúde da Família (PSF) e um hospital municipal. Estão sendo abertos sete loteamentos. A cidade tem cerca de 42 mil habitantes e está crescendo cada dia mais.

Fonte: Diário da Manhã