Vereadores vão propor recriação de instituto

Os vereadores Geovani Antônio, Anselmo Pereira (ambos do PSDB) e Elias Vaz (PSol) vão propor emenda ao projeto que altera o Plano Diretor e sugerir a recriação de um instituto de planejamento em Goiânia. A proposta foi discutida durante a segunda audiência pública sobre as mudanças na lei que dá as diretrizes para a expansão da cidade, realizada na manhã ontem, no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

Vaz diz que a ideia foi bem recebida por técnicos da Prefeitura. “Hoje, o mesmo servidor que precisa planejar o município é responsável por fazer avaliações técnicas sobre empreendimentos”, afirma o vereador. A criação do instituto também é reivindicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO).

A reunião de ontem foi marcada pela presença de membros do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás (DCE-UFG) e professores do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa). Eles querem realizar audiência pública no Campus Samambaia, localizado a menos de meio quilômetro do Centro de Distribuição da Hypermarcas, que passa por ampliação e é alvo de críticas da Associação Ecológica Vale do Meia Ponte (Verdivale), ligada à região norte. A expansão está sendo questionada na Justiça. A promotora Alice Freire propôs no Tribunal de Justiça (TJ), na quinta-feira, recurso judicial com o objetivo de reformar decisão de primeira instância e paralisar a obra.

Não há novas audiências previstas. O projeto da Prefeitura deverá ser avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na segunda-feira e, no dia seguinte, ser apreciado em primeira votação no plenário da Casa. Diversas emendas deverão ser apresentadas, propondo de alteração até inclusão de artigos.

Fonte: O Popular