Coro Sinfônico de Goiânia faz concerto dedicado à Camargo Guarnieri

O Coro Sinfônico de Goiânia, sob a regência de Marshal Gaioso, fará concerto para homenagear obra do compositor Camargo Guarnieri, no Teatro Goiânia. A apresentação será no dia 15 de abril, às 20h, com entrada franca. As solistas são as Sopranos, Jayana Paiva e Lívia Holanda.
 
No repertório, canções de Câmara e obras sacras de Camargo Guarnieri. Entre elas, duas dedicadas à musicistas goianas: “Rosali”, em homenagem à professora Maria Lucy Veiga Teixeira - Dona Fifia - e a “Canção Ingênua”, para Ângela Barra.
 
Camargo Guarnieri foi um dos mais importantes compositores brasileiros, autor de uma obra transcendente, lembra o maestro Marshal Gaioso. “Ele foi um dos principais pupilos de Mário de Andrade, da linha nacionalista pós Villa-Lobos”, observa, lembrando a conexão do artista com Goiás. “Ele faz parte da história da música de Goiás, inclusive foi professor do maestro Braz de Pina”.
 
Camargo Guarnieri esteve em Goiânia, várias vezes, como professor visitante no Instituto de Artes em Goiânia, na década de 70. Nos anos 90, foi homenageado e recebeu o título Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O legado musical do artista é formado por mais de 700 obras e ele é considerado o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo, superado apenas por Villa-Lobos. Pouco antes de sua morte, em 1993, recebeu o prêmio "Gabriela Mistral", sob o título de "maior compositor das Américas".
 
Programa
 
Guarnieri, Camargo (1907-1993)
Rosalina
Quatro Cantigas Folclóricas: Cantiga da Mutuca, “Cantiga”, Não Sei... e “Vamos dar a Despedida"
Solista: Jayana Paiva - Soprano
 
Canção Ingênua
Ave Maria - Missa Dilígite
1. Kyrie
2. Gloria
3. Sanctus
4. Agnus Dei
Solista: Lívia Holanda – Soprano
 
Serviço
Assunto: Coro Sinfônico de Goiânia
Regente: Marshal Gaioso Teatro Goiânia
Data: 15/04 (segunda-feira)
Horário: 20h
Local: Avenida Anhanguera, 67, Centro
Entrada franca

Fonte: O Popular