A Estrada do Câmpus Samambaia corta áreas dedicadas à pesquisa da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFG. Esses campos de experimentos dão à via um caráter todo particular. Em torno dela há lavouras de milho, pastos com belas vacas leiteiras e touros ruminando sossegadamente, não dando a mínima aos carros que passam próximos ou às pessoas que usam o lugar para suas caminhadas.

Ela também atravessa um bosque cheio de macacos-pregos, personagens mais que conhecidos de quem estuda, trabalha ou mora perto do câmpus. Já houve vários casos de esses nossos pequenos primos atravessarem, desabaladamente, a estrada e acabar atropelados, mas a preservação das árvores e seus galhos mais altos criaram uma via expressa área para os macacos, que estão evitando pisar no perigoso asfalto.

A estrada também dá acesso a um luxuoso condomínio, Chácaras Califórnia, formado por imóveis de muita arborização, cercas altas, cachorros bravos espantando intrusos e belas casas construídas no meio de amplos jardins. A via dá acesso ainda ao Colégio de Aplicação da UFG e à Faculdade de Educação Física da universidade.

Ao lado dela, está em reforma a pista de atletismo da unidade, uma das mais modernas do Estado. Outro grande atrativo do lugar é que, da Estrada do Câmpus Samambaia, se tem uma das vistas mais privilegiadas de Goiânia. De seu início, perto do prédio da reitoria da UFG e não muito longe do Setor São Judas Tadeu, se pode ver boa parte da capital e constatar o quanto a cidade cresceu nos últimos anos.