Alteração no Plano Diretor de Goiânia é aprovada em meio a protestos

 

Os vereadores de Goiânia aprovaram, nesta quinta-feira (25), o projeto de alteração do Plano Diretor. A votação foi marcada por protestos e confusão. Contrários a algumas mudanças, estudantes dos cursos de arquitetura e geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades ambientais protestaram durante toda a sessão. Os vereadores foram vaiados e, em um momento de maior tensão, o grupo tentou invadir o plenário da Casa.

Os manifestantes são contrários a dois artigos do projeto apresentado pelo prefeito Paulo Garcia (PT). O motivo de maior polêmica se refere a uma área próxima à Avenida Perimetral Norte. Pela proposta da prefeitura aprovada na Câmara, passa a ser autorizada a construção de galpões e grandes empresas no trecho de 350 metros às margens da via. Uma indústria instalada na região até já começou a ampliar o prédio.

Mas a região é cortada por dois dos mais importantes mananciais da cidade: o Ribeirão João Leite e o Rio Meia Ponte. Os manifestantes afirmam que a execução dessas alterações prejudicará mananciais e nascentes.

O vereador Paulo Borges (PMDB) foi o relator do projeto. Ele defendeu as mudanças enviadas pelo Executivo. "Esses pontos foram analisados pelo poder executivo. Eu tenho certeza que esses técnicos estão preparados e quando eles submetem à Câmara esses artigos, existe um estudo técnico para tal", alega.

Fonte: G1