Celebração de movimentos

Hoje, na abertura da Mostra Sesi Dança 2013, antes da apresentação do espetáculo Buquê, do grupo Margaridas Dança, de Brasília, uma boa notícia vai envolver, sobretudo, os jovens bailarinos de Goiás. Trata-se do lançamento do Núcleo Coreográfico do Sesi, desenvolvido em parceria com a UFG.

“O núcleo vai intensificar a vivência da dramaturgia da dança entre os bailarinos”, acredita Marcelo Ortega de Almeida, coordenador de Projetos Culturais do Sesi e também organizador da mostra de dança, que começa hoje no Teatro Sesi e segue até o dia 19 (leia mais nesta página).

A Mostra Sesi Dança nasceu em 1995 e ficou em cena, ininterruptamente, até 1999. Retornou somente em 2011, com a inauguração do Teatro Sesi. “A paralisação ocorreu em razão do reposicionamento dos projetos culturais e educacionais do Sesi”, fala Marcelo, que entrou no “segundo tempo” do evento, quando passou a ser apresentado no Teatro Sesi.

A dinâmica da mostra é a mesma desde a primeira edição. Conta com convidados, de circulação nacional e apresentações de grupos (academias de dança inclusive) e bailarinos locais selecionados por uma curadoria, que se concentrarão de 17 a 19 deste mês. Além dos espetáculos, o evento conta com oficinas, dirigidas, sobretudo, aos profissionais da dança. São três, entre elas Dança e Performance, que será ministrada amanhã, pela coreógrafa Laura Virgina, do grupo Margaridas Dança.

Ao selecionar os grupos convidados, Marcelo levou em consideração a diversidade. “Optamos por linguagens diferentes, que proporcionasse a formação de plateia”, assegura o organizador do evento.

CONCEITUAL

Marcelo classifica o espetáculo de hoje, Buquê, de “mais conceitual”. As Canções Que Você Dançou Pra Mim (em cartaz nos dias 11 e 12), da Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, de popular, pois se apoia nas músicas de Roberto Carlos. O espetáculo Babel (dia 16), da Cia. Domínio Público, de Campinas (SP), por sua vez, trilha a tendência conceitual da dança contemporânea, marcada pelas suas ligações do grupo de dança com a Unicamp.

As coreografias assinadas pelos grupos goianos são mais diversificadas ainda. “Não nos preocupamos com o conceito de dança contemporânea, embora tenha representantes dessa corrente. Optamos por celebrar o movimento”, diz Marcelo, justificando a seleção dos 27 grupos (e bailarinos), que dançarão 37 coreografias com até 10 minutos de duração.

A celebração do movimento que Marcelo destaca tem representantes do balé clássico, jazz, flamenco, dança do ventre, entre outras.

 

Evento: Mostra Sesi de Dança 2013

Data: De hoje a 19 de maio

Abertura: Hoje, às 20 horas, com o espetáculo Buquê, do grupo Margaridas Dança, de Brasília

Local: Teatro Sesi, Avenida João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva (ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco)

Entrada gratuita

Mais informações: 4002-6213

Fonte: O Popular