Três dias para pensar

Evento que chega à sua 8ª edição, o Colóquio de Filosofia e Literatura, promovido pela Faculdade de Filosofia da UFG, com apoio da Capes, da PUC Goiás e das Edições Ricochete, começa hoje com uma extensa programação de debates e lançamentos de livros. Serão três dias de encontros e discussões sobre temas variados que unem os dois campos de conhecimento.

As palestras e mesas-redondas estão marcadas para o auditório da Faculdade de Arquitetura da PUC Goiás, na Área 3 da instituição, na Praça Universitária. Já o lançamento de dois títulos e de uma revista acadêmica será amanhã, às 19 horas, no Palácio da Cultura, também na Praça Universitária. Um autor e um tema dão a linha central do ciclo de palestras.

O autor é o conde de Lautréamont, escritor que nasceu no Uruguai, mas que fez carreira literária na França no século 19. Ele escreveu os famosos Cantos de Maldoror, um enorme poema narrativo que tem 60 partes e que se tornou um clássico da literatura fantástica, na melhor tradição das criações sombrias que mesclam o suspense e o terror gótico, com referências veladas a um erotismo que se mescla à capacidade que o ser humano tem de expressar sua maldade e crueldade.

Muitos trechos desta obra foram consideradas excessivamente brutais. São versos que denotam a intenção do autor em mostrar o quanto o ser humano pode se animalizar em muitas circunstâncias, dando vazão ao seus instintos mais primitivos e, com isso, chegando a extremos impensáveis.

Este elemento animalizado existente no ser humano consiste no tema principal desta edição do colóquio. As relações possíveis entre o homem e seus pensamentos mais sombrios serão analisadas sob os primas da filosofia e da literatura, com palestras e comentários que trarão para o debate outros autores de relevância, como os pensadores Gaston Bachelard e Mauriche Blanchot e o romancista Guimarães Rosa.

Para isso, professores de várias instituições dissertarão no encontro sobre os laços e as abordagens possíveis dessas questões, estimulando o público a perceber as equivalências e os parentescos existentes num imaginário muito rico, que inclui o universo dos bestiários e pontos antropológicos extremamente interessantes.

Lautréamont, por exemplo, será debatido sob a luz da psicanálise, disciplina que reconhece, em seus estudos, a semente de algo inquietante na personalidade humana, elementos potencialmente destrutivos. Os encontros entre Lautréamont e outro grande poeta, Baudelaire, também serão analisados, assim como os diálogos entre o autor e Maurice Blanchot, um dos mais influentes ensaístas e críticos literários do século 20. Quanto a Guimarães Rosa, será explorada a questão de como esse elemento animalesco se manifesta nos enredos do sertão de seus romances e volumes de contos. O teor onírico da obra do poeta será confrontado com o pensamento de Gaston Bachelard, uma das referências na pesquisa nesta área tão fluida e rica.

Livro

As ligações entre Lautréamont e Bachelard, aliás, são muito fortes. O filósofo escreveu um famoso ensaio sobre o poeta e é esse texto que será lançado no evento. O livro Lautréamont, de Bachelard, foi editado pelo selo Ricochete, de Goiânia, que tem se destacado por investir num nicho muitas vezes ignorado pelas grandes editoras. Na obra, que ganhou tradução exclusiva para este volume, Bachelard, com a acuidade de sempre, destrincha os versos de Lautréamont, assinalando seu imaginário particular e os caminhos que o levaram a escrever o que escreveu.

Também sob a influência de Lautréamont – e de outros autores como Rimbaud –, o poeta Fabrício Clemente lança no evento a obra Congresso Espiritual dos Ranúnculos, seu trabalho de estreia, também pela Ricochete. O 14º número da revista Polichinelo também será lançado, com a temática Literatura Selvagem. A entrada é franca em toda a programação do evento.

 

Programação

15 de maio de 2013 (quarta-feira)

HOJE

(Auditório da Faculdade de Arquitetura da PUC Goiás - Praça Universitária)

9h30 – Abertura

10h – Palestra: O Bestiário do Sertão – O Princípio Animal em Guimarães Rosa (Mariza Werneck)

14h – Palestra: Lautréamont à Luz da Psicanálise – Um Torno do Animal Humano (Rodrigo Marques)

15h45 – Palestra: Filosofia, Poesia - Mínimas Coisas... (Goiamérico Santos Felício)


AMANHÃ

(Auditório da Faculdade de Arquitetura da PUC Goiás – Praça Universitária)

10h – Palestra: Bachelard Diante do Onirismo Dinâmico e Visceral de Lautréamont (Marly Bulcão)

14h – Palestra: Bachelard e Lautréamont – Literatura, Primitividade, Animalidade (José Ternes)

15h45 – A Experiência de Lautréamont, por Maurice Blanchot (Éclair Antônio Filho)


Lançamentos

(Palácio da Cultura – Praça Univesitária) – 19 horas

Lautréamont (Gaston Bachelard)

Congresso Espiritual dos

Ranúnculos (Fabrício Clemente)

– Revista Polichinelo nº 14 – Literatura Selvagem


SEXTA-FEIRA

10h – Palestra: Lautréamont e a Violência dos Signos (Contador Borges)

14h – Palestra: Lautréamont / Blanchot – A Escrita Como Fratura (Nilson Oliveira)

15h45 – Palestra: Lautréamont, Leitor de Baudelaire (Cláudio Wiler)

1.323906

Fonte: O Popular