Abstenção em prova é de 7,8%

Primeira fase de vestibular foi realizada ontem e visa preencher 445 vagas em 12 cursos da instituição

Janda Nayara 20 de maio de 2013 (segunda-feira)

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou ontem a primeira fase do vestibular para o segundo semestre de 2013. Com índice de abstenção de 7,8%, o processo seletivo visa preencher 445 vagas em 12 cursos, sendo 395 para cursos em Goiânia e 50 para o curso de Filosofia na campus da Cidade de Goiás.

Segundo a professora Sandramara Matias, Pró-Reitora de Graduação da UFG, é um processo seletivo pequeno e tudo ocorreu bem. “Não foi registrada nenhuma ocorrência grave”, pontuou.

O trânsito em frente aos locais de prova no Setor Universitário se assemelhava ao visto em frente aos colégios de Goiânia. Pais paravam em filas dupla e em locais proibidos para deixar ou buscar os filhos vestibulandos, causando congestionamento.

Os vestibulandos abordados pela reportagem do POPULAR compartilham a opinião, a de que as questões de física foram as que “deram mais dor de cabeça”, como afirmou o estudante Augusto César Marques, 18, que prestou o vestibular para Sistemas de Informação.

Enquanto alguns tentavam uma vaga no curso escolhido, outros estudante que ainda não concluíram o Ensino Médio aproveitavam a prova no meio do ano para testar o conhecimento, como Bruna de Souza Bites, 16, que cursa o segundo ano e está em dúvida entre os cursos de Engenharia Civil e Agronomia. “Mesmo sem ter concluído os estudos, acho que me saí bem”, avalia a treineira.

A previsão é de que a relação dos aprovados para a segunda etapa seja divulgada no dia 28 de maio. As provas da segunda etapa estão marcadas para os dias 9 e 10 de junho. O resultado final do processo seletivo deverá ser divulgado no dia 10 de julho.

Enquanto os vestibulandos esperam pela chance de ingressar em uma faculdade pública, outros aproveitam para obter uma renda extra, como o funcionário público Wesdras Martins, que chegou à um dos locais de prova às sete horas de manhã para vender água, refrigerantes, espetinhos, canetas e também atuar como guarda-volumes para os que esqueceram de deixar o celular em casa.

Ele conta que dá para obter cerca de 300 reais de lucro e que também trabalha em provas de concursos e shows.

Fonte: O Popular