Campanha busca mudar Plano Diretor

Representantes da sociedade civil e organizada lançaram ontem, no câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG), um movimento para coletar pelo menos 50 mil assinaturas com o objetivo de anular, por meio de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a lei de revisão do Plano Diretor de Goiânia, aprovada por 24 vereadores e sancionada pelo prefeito Paulo Garcia (PT). A campanha, batizada de Salve Goiânia!, será levada, até o dia 28 de junho - conforme cronograma prévio de ações -, a bairros de diferentes regiões da cidade, do Setor São Judas Tadeu ao Residencial Brisas da Mata.

“Essa revisão do Plano Diretor interfere diretamente em toda a cidade. Falamos, para começar, de um breve futuro caótico para o trânsito em vias como a T-9, a T-7 e a T-63; isso, sem considerarmos as questões ambiental, logística e de qualidade de vida”, destaca o presidente do Sindicato dos Biólogos e da Associação dos Acadêmicos e Profissionais de Biologia do Estado de Goiás, Ygor Brandão.

A iniciativa conta com a adesão de moradores de praticamente toda a região metropolitana, entre estudantes, associações ambientais, sindicatos e igrejas. Alguns exemplos - além do Sindicato dos Biólogos e da Associação dos Acadêmicos e Profissionais de Biologia - são a Associação Ecológica Verdivale, o Diretório Central dos Estudantes da UFG, a Associação dos Moradores do Conjunto Caiçara e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O Projeto de Lei de Iniciativa Popular está previsto na Lei Orgânica do Município, na Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara Municipal de Goiânia; para ser apresentado, deve conter pelo menos 5% de assinaturas do eleitorado da cidade. Sendo apresentado, deverá ser aprovado em caráter de urgência, com prazo máximo de tramitação estimado em 45 dias. A campanha conta com o apoio de alguns vereadores que mantêm posição contrária à revisão do Plano Diretor.

Fonte: O Popular