Morre escritor João de Assis

Morreu quinta-feira, de ataque cardíaco fulminante, o médico e escritor João de Assis, de 52 anos. Ele estava fazendo o que mais gostava: escrevendo. No dia 16, ele fez o pré-lançamento de Fogo no Castelo, seu primeiro livro de contos de 157 páginas publicado pela Editora Kelps. Segundo sua irmã Suzete, João planejava o lançamento da obra para o final de junho e terminava outros dois livros de contos, com temáticas sobre o cotidiano, infância e cidades do interior. Médico da Secretaria Municipal de Saúde, ele estava de licença médica por conta de cirurgia cardíaca realizada há alguns anos, mas passava bem.

Antes de se graduar em medicina na UFG, em 1993, aos 34, João de Assis formou-se em Letras em Ituiutaba (MG), sua cidade natal. Também nos anos 1990, em São Paulo, realizou ainda curso de Tradução e Intérprete na Faculdade Íbero-Americana. Extremamente culto, dominava os idioma: francês, espanhol, italiano, alemão e russo. Em 1985, foi vencedor do Concurso Nacional de Contos Luiz Vilela, pelo qual publicou obras na revista Contos Luzes da Cidade, de Ituiutaba. Em 1987, também conquistou o primeiro lugar nessa mesma revista. Ele ainda participou do concurso Prosa Curta, da UFG e, nos anos 1990, da Revista Antologia Médico em Prosa e Verso.

Há menos de um mês, durante o pré-lançamento da obra, algumas pessoas se emocionaram ao ler a orelha do livro Fogo no Castelo. O trecho traz: “Hoje aos 52 anos, não querendo ser pego de surpresa pela indesejável ‘das gentes’, resolvi publicar meus fundos de gaveta, alguns já anteriormente premiados e publicados e outros já renegados a inexoráveis traças. Incendiário aos 20 e bombeiro aos 50. É assim que gosto de me definir hoje.”

Fonte: O Popular