Monólogo no Zabriskie

Catarina é uma mulher de mais ou menos 30 anos. Veio ao mundo a partir das vivências da atriz Sandra Santiago, 31 anos, 16 deles dedicados ao teatro. A personagem nasceu em 2004, no espetáculo Bola de Berlim. Quase uma década depois, ela reaparece. Mais madura. Sozinha no palco. No monólogo Bola de Berlim – Crônicas de um Cativeiro, em cartaz hoje no Zabriskie Teatro.

Crônicas de um Cativeiro é um momento especial para mim. Não somente porque faço minha estreia formal em um monólogo, mas também porque me lanço como autora de uma dramaturgia própria”, salienta Sandra, que, além de atuar, assina a criação da dramaturgia, como bem frisou, e trilha sonora. A direção é de Alexandre Augusto.

A estreia da atriz Sandra como autora pega carona na peça que ela produziu no passado. Crônicas de um Cativeiro começa de onde parou Bola de Berlim. “Com a fuga de Sandra de seu cativeiro emocional em busca de sua própria casa, de sua liberdade”, registra a artista.

Dramaturgia

Graduada em Artes Cênicas em 2005 pela UFG, Sandra participou de mais de dez espetáculos, ora como produtora, ora como atriz. Somente agora sentiu-se preparada para investir naquilo que define de dramaturgia própria. Ao revisar a carreira de atriz no momento em que passa a ser também autora, Sandra indica o espetáculo Torturas de um Coração, de Ariano Suassuna, em que atuou com o Grupo de Teatro Guará, como determinante. “Meu teatro sempre foi livre. A criação deve ser, sempre, livre. Trabalho com diversas linguagens, da palhaçaria ao realismo”, teoriza.

A narrativa de Crônicas de um Cativeiro tem tom realista – “na interpretação e nos elementos”, detalha a autora. Traz também dados biográficos. “A Sandra que está no palco não é a representação da minha personalidade, mas sim do ser humano, dos conflitos, carências, afetividade...”.

Crônicas de um Cativeiro chega a Goiânia depois de estrear na cidade de Goiás no dia 4, passar por Pirenópolis, Anápolis e Trindade. “A peça teve uma receptividade muito grande. Optei por finalizar a temporada em Goiânia por questões logísticas, por ser minha cidade, onde estão também meus amigos e o público que me acompanha”, revela Sandra.

Espetáculo: Crônicas de um Cativeiro

Data: Hoje, às 21 horas

Local: Zabriskie Teatro – Alameda Antônio Martins Borges, Qd. 89, Lt. 26, Setor Pedro Ludovico

Entrada gratuita

Mais informações: 3093.5542

Fonte: O Popular