Congresso nacional em Goiânia deve reunir 10 mil

Em torno de dez mil estudantes de todo o País deverão participar do 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Principal encontro do movimento estudantil brasileiro, o Conune - como é chamado - teve início na noite de ontem e prossegue até domingo, quando deverão ser eleitos os próximos diretores e presidente da entidade. Desde o fim da ditadura militar e a reconstrução da UNE, a partir dos anos 80, essa é a sexta vez que o Congresso acontece na capital. Além da eleição da nova diretoria, a programação inclui uma extensa série de debates, atos públicos e atividades culturais, que terão como palco principal a Praça Universitária e faculdades da Universidade Federal (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Alojados em escolas das redes estadual e municipal, os participantes do 53º Congresso da UNE deverão assistir a painéis, encontros e debates sobre diversos temas ligados ao universo da juventude, como a política de cotas nas universidades, a assistência estudantil, saúde e trabalho para a população jovem, meio ambiente, a luta contra o racismo, o machismo e a homofobia no País. Na sexta-feira, o destaque é o 3º Encontro de Estudantes Cotistas e Prounistas do Brasil, marcado para as 10 horas, no Centro de Convenções, em que é aguardada a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Às 14 horas está prevista passeata pelo centro da cidade, em reivindicação pelos 10% do PIB para a Educação, enquanto que, às 16 horas, será realizada sessão da Comissão da Verdade da UNE, criada para apurar os casos de perseguição, tortura e mortes de estudantes durante a ditadura militar.