Goji berry emagrece mesmo?

Popular entre os orientais, ela chega ao Brasil com a fama de detonar quilos extras. Descubra até que ponto a fruta do momento ajuda nessa empreitada

Chá-verde, óleo de coco, chia... De tempos em tempos algum alimento rouba a cena e ganha a alcunha de emagrecedor milagroso. Hoje, o posto é da goji berry, uma fruta bastante apreciada na China que desembarcou recentemente por aqui. Encontrada desidratada e em pó — importar a versão in natura sai muito caro —, ela anda na boca do povo. A questão é que, para afirmar seus benefícios, precisamos conhecer os nutrientes encontrados nela, e... Bem, os dados referentes à sua composição ainda não estão totalmente definidos. Veja o caso da vitamina C. Enquanto artigos reportam que em 100 gramas da fruta encontramos 42 miligramas do nutriente, há quem defenda que ela carrega 2 500 miligramas. Que diferença! 

Mesmo que o primeiro dado, mais modesto, se confirme, já se trata de um valor considerável. "Recomendam-se 75 miligramas diárias de vitamina C para mulheres e 90 para homens", pontua a nutricionista Carla Cristina de Morais, da Universidade Federal de Goiás (UFG). É justamente por contribuir para o aporte da substância que a fruta tem gerado bafafá no campo do emagrecimento. Tudo porque um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que não ingeriram níveis adequados de vitamina C tinham uma menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que tomaram cápsulas do nutriente. 

"Essa vitamina participa ativamente dos nossos processos metabólicos. A carência talvez prejudique o trabalho das células, que, assim, deixariam de usar a energia de forma eficiente", especula a nutricionista clínica Alessandra Luglio, de São Paulo. Só que, no trabalho americano, os dois grupos seguiam uma dieta restritiva. E olha que curioso: ao final de um mês, não houve diferença significativa na perda de peso entre as turmas. Ambas secaram 4 quilos em média. Ou seja, por mais que os defensores da goji usem o estudo como argumento, é o controle de calorias em si que importa para ficar em forma. 

A fruta em números A goji concentra nutrientes que dão inveja a muitos vegetais 

BetacaRoteno 
Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg Uma cenoura (100 g) = 4,7 mg 

Fibras 
Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg 
Uma xícara de chá de feijão (100 g) = 6,4 g 
Índice Glicêmico Goji berry: 29 
Melancia: 72

Fonte: Revista Abril