Feira da agricultura familiar abre mercado para produtos

FOTO_V_1_BJ0YW_WEB

Pepe Vargas visita feira de agricultura familiar em Goiânia

Criar parcerias entre assentados, instituições e empresas, com objetivo de impulsionar a produção e comercialização da agricultura familiar. Esse é o principal objetivo da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento começou ontem no Campus Samambaia da UFG e segue até sábado. A maior feira de exposições da agricultura familiar da região conta com 40 assentados, que, por meio de rodadas de negócios, mantêm contatos com o mercado consumidor.

Além da presença do público, o evento conta com a presença de supermercadistas e representantes de prefeitura - e da proximidade com o público consumidor, incluindo supermercados e prefeituras – que podem aproveitar o espaço para adquirir produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os assentados fabricam produtos como barrinha de cereal feita de baru, geleia de pitanga e cagaita, arroz orgânico, ervas medicinais, hortaliças, artesanato em palha, doces, polvilho e cosméticos

O presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, afirma que a feira promove visibilidade da produção dos assentados da reforma agrária. “Mesmo em um Estado cuja produção é de larga escala”, pondera. Além dele, estiveram presentes no evento o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o superintendente regional do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá.

1.339926

Fonte: O Popular