Goianos criam sites que auxiliam vestibulandos

A iniciativa de três jovens empreendedores que moram em Goiânia tem ajudado vestibulandos de todo o País na hora dos estudos. Eles são responsáveis pela criação da startup (empresa) Web Scientia, que desenvolve sites que têm como objetivo auxiliar estudantes que se preparam para vestibulares complexos como de instituições militares e para cursos de medicina. Os três jovens empresários, Julio Sousa, Rafael Prudente e José Adenaldo já criaram três sites que oferecem listas de exercícios e um que estimula a doação de livros usados.

O primeiro site criado pelo trio foi o Rumo ao ITA (www.rumoaoita.com), que já possui sete anos de existência. Conforme o diretor comercial da Web Scientia, Julio Sousa, o site foi criado com o objetivo de oferecer aos estudantes que prestam vestibular para o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) questões específicas para as provas da instituição. “O vestibular do ITA traz questões sobre matérias específicas que não são abordadas no Ensino Médio regular. Geralmente esses estudantes precisam fazer cursos especiais para o instituto para terem acesso à essas questões, que são as que o nosso site disponibiliza”, explica.

Julio Sousa diz que a Web Scientia tem acesso a livros dessas matérias específicas e mantém parceria com professores e colégios especializados nessas questões. Outro site criado pela empresa, que segue a mesma linha do Rumo ao ITA, é o Futuro Militar (www.futuromilitar.com.br) no qual é disponibilizado material específico para vestibulares de instituições como a Academia da Força Aérea (AFA), a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm) e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex).

Vestibulandos do curso de medicina também podem se beneficiar com os projetos da empresa. Criado no ano passado, o site Projeto Medicina (www.projetomedicina.com.br) oferece listas grandes de exercícios, que conforme Julio Sousa, são ideais para quem presta vestibular para medicina. “Além das listas maiores o nosso site também oferece apoio motivacional. Os estudantes trocam ideias sobre as matérias, quem já passou dá o seu depoimento. O site tem um fórum e também uma página no Facebook que já foi curtida por mais de 160 mil usuários.”

Julio Sousa conta que muitos usuários dos sites colocam depoimentos nas páginas contando que passaram em vestibulares depois de estudarem com as listas oferecidas em algum site da empresa.

Doação de livros

A mais nova ideia desenvolvida pela Web Scientia é o site Passe Adiante (www.passeadiante.com.br), que incentiva a doação de livros usados. “O estudante que já passou no vestibular pode doar seus livros para vestibulandos que precisam. O site foi criado há um mês e já registramos mais de 50 doações”, conta.

Os estudantes que pretendem doar seus livros precisam cadastrar as obras no site. Os usuários interessados em algum livro devem responder à pergunta: “por que mereço este livro?”. Diante das respostas o doador então escolhe para quem vai dar a obra.

A startup está veiculada ao Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine-UFG) que tem como objetivo capacitar novos empreendedores.

Fonte: O Popular