UFG: um novo salto acadêmico

A comunidade universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG) participa hoje de uma consulta, conduzida pelas entidades representativas dos segmentos que a compõem (Adufg, Sint-Ifesgo e DCE), para a escolha dos próximos reitor e vice-reitor da instituição no período 2014-2017. Na condição de candidatos a esse processo tornamos públicas à sociedade goiana nossas reflexões sobre o futuro dessa que é a única universidade federal do Estado de Goiás.

Com os seus câmpus nas cidades de Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás, a UFG congrega hoje mais de 23 mil estudantes em seus diversos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Com 53 anos de existência, a UFG já demonstrou de forma inequívoca o seu fundamental papel de instituição formadora de profissionais da mais alta qualificação, na graduação e na pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, bem como o seu papel de vanguarda nas diferentes áreas da pesquisa científica.

De forma também marcante a universidade tem ampliado a interação com a sociedade, promovendo processos educativos, culturais e científicos, que articulam o ensino à pesquisa e viabilizam a relação transformadora e integradora entre uma e outra, num caminho de mão dupla.

A UFG viveu nos últimos anos, de 2005 a 2012, um período de grande expansão que possibilitou, entre outras conquistas, a duplicação do número de vagas oferecidas em seu processo seletivo, a duplicação do número de cursos de graduação presenciais, a duplicação do número de professores doutores (atualmente são mais de 1.300), a triplicação do número de cursos de mestrado e doutorado e a duplicação de sua área construída. A despeito das (previsíveis) dificuldades de se promover uma expansão deste porte, podemos afirmar que a universidade se transformou neste período e se fortaleceu para ousar novos saltos acadêmicos nos próximos anos. Nesse contexto nós nos apresentamos como candidatos para, junto com a comunidade universitária, avançarmos no processo de crescimento dessa instituição contando com o apoio da sociedade goiana.

Os grandes e importantes desafios que teremos pela frente nos servem de estímulo. Um deles diz respeito à consolidação do processo de expansão, sobretudo no tocante ao término de algumas obras ainda em andamento. Outro desafio é a necessidade de reestruturação da universidade, adequando-a à sua realidade atual de universidade multicâmpus. O processo de expansão, ocorrido em Goiânia, aconteceu ainda em maior escala nos câmpus de Jataí, Catalão e Goiás, levando a universidade a se firmar, definitivamente, como uma universidade verdadeiramente multicâmpus. Com mais dois novos câmpus, a serem implantados a partir do próximo ano, nas cidades de Aparecida de Goiânia e Cidade Ocidental, fortalece-se ainda mais essa nova geografia acadêmica e física da UFG. Dar organicidade, funcionalidade e agilidade a esta estrutura multicâmpus será um instigante desafio para a nova gestão da UFG.

Outros importantes desafios merecem destaque: a baixa demanda e a alta evasão nos cursos de formação de professores, a necessidade de ampliação das políticas de assistência estudantil, a urgente necessidade de recomposição do quadro de técnicos-administrativos, a necessidade de incrementar as ações de internacionalização e a necessidade de ampliação dos recursos de custeio e capital da universidade.

Somos otimistas em relação à superação desses desafios e em relação ao contínuo crescimento dessa instituição, com o apoio de todos os membros da comunidade universitária. A sociedade goiana compreende a importância desta instituição para o desenvolvimento do Estado e do País e tem sido uma importante aliada dela, desde os anos heróicos de luta pela sua criação em 1960.

Inspirados na figura de todos que construíram e constroem a grandeza dessa instituição, nós nos apresentamos como candidatos a reitor e vice-reitor da UFG e convidamos a todos os membros da comunidade universitária, nos vários câmpus desta instituição, a participar hoje do processo eleitoral da Universidade Federal de Goiás.

 

Orlando Afonso Valle do Amaral é doutor em Física e candidato a reitor da UFG.

*Colaborou: Manoel Rodrigues Chavesdoutor em Geografia e candidato a vice-reitor da UFG