Reitor e vice são eleitos em pleito com chapa única

Orlando Afonso Valle do Amaral, doutor em Física, administrará a instituição entre 2014 e 1017. O vice é Manoel Rodrigues Chaves, doutor em Geografia

A Universidade Federal de Goiás (UFG) escolheu ontem os seus novos reitor e vice-reitor, candidatos ao processo em chapa única. Orlando Afonso Valle do Amaral, doutor em Física, e Manoel Rodrigues Chaves, doutor em Geografia, administrarão a universidade entre os anos de 2014 e 2017, com o objetivo de integrar os câmpus do interior e da capital e manter o crescimento da instituição nos últimos anos (veja entrevista nesta página).

Orlando Amaral é pró-reitor de Administração e Finanças da UFG há sete anos e meio, nas duas gestões do atual reitor, Edward Madureira Brasil. Manoel Chaves, por sua vez, é o atual diretor do câmpus de Catalão - é a primeira vez na história da UFG que um professor do interior concorre ao cargo. Pela ausência de chapa de oposição, a ideia que se faz é que a dupla aglutina em torno de si as expectativas de alunos, docentes e técnicos-administrativos da instituição – mais de 30 mil pessoas, incluindo aposentados e inativos.

O processo de consulta para a escolha dos candidatos a reitor e vice-reitor da UFG realizado ontem foi conduzido por uma Comissão Eleitoral formada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESGO) e Diretório Central dos Estudantes da UFG (DCE). Ao todo, 39 seções de votação foram instaladas nos Câmpus de Catalão, Jataí, cidade de Goiás, Firminópolis e Goiânia; as urnas estiveram disponíveis das 8 às 21 horas.

Por causa do horário e com o sistema de votação não informatizado, a previsão era de que os votos só fossem contabilizados e totalizados na madrugada de hoje. Após essa fase, o resultado da consulta será encaminhado ao Conselho Universitário da UFG (Consuni) e, posteriormente, ao Ministério da Educação.

Fonte: O Popular