Conversa de Garotas

A atriz Juliana Paiva, que ficou conhecida como a Fatinha, musa da novela teen Malhação (Rede Globo/TV Anhanguera), é atração da peça Papo Calcinha, que será apresentada no Teatro Goiânia, hoje, em dois horários, às 19 e às 21 horas. Além da atriz global convidada, o elenco reúne as atrizes Elyza Sal, Carol Gadi, Fran Franceschi e Jessica Vasconcelos.

A peça, de 50 minutos de duração, é dirigida por Karol Martins, que comemora com o espetáculo a fundação da companhia há sete anos e os seis anos de exibição de Papo Calcinha. O texto, de Alessandra Cifali, discute a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes. A peça traz cinco garotas reunidas num quarto moderninho “de menina” durante uma festa do pijama. Todas vivem a expectativa da revelação de um segredo.

Karol Martins adianta que a trilha sonora traz músicas que, em geral, fazem parte do universo do adolescente e abrange da MPB de Lenine a hits de astros internacionais como a cantora pop Taylor Swift.

A Companhia Stars, fundada há sete anos, tem outras peças no seu repertório. Depois de Papo Calcinha, outras montagens foram Diário de Nabucodonosor e Heroína, de 2008, Papo Calcinha por Eles (2010), Guerra dos Sexos (2012) e Perdendo a Linha (2013). Em 2008, a Companhia Stars apresentou-se em cidades como Palmas, no Tocantins. “Gostaríamos muito de apresentar o Papo Calcinha com Juliana Paiva em outras cidades do País”, diz Karol Martins.

Sutileza

Segundo a diretora, a adaptação atual de Papo Calcinha ganhou “sutilezas no texto”, porque a peça agora tem faixa etária livre. “O público que gosta da personagem Fatinha também tem idade que começa a partir dos 10 anos”, explica Karol Martins.

Com mais leveza, os temas abordados continuam os mesmos, como primeiro beijo, primeira relação sexual e formas de prevenção. Os atores também mudaram no decorrer dos anos, mas, em comum, são estudantes de artes cênicas. “Desde o início, escolhemos jovens atrizes bonitas, pois isso também garante público ao espetáculo. Até o nome da companhia em inglês, Stars, foi pensado para atrair adolescentes para a plateia”, revela Karol Martins.

Sonho

A peça Papo Calcinha motivou a criação do grupo teatral ainda quando Karol Martins era uma estudante do terceiro período de Artes Cênicas na UFG. “Foi um sonho realizado. Eu era uma menina de 19 anos com um projeto de peça educativa na cabeça que queria fazer alguma coisa para orientar sobre o risco de doenças como a aids”, lembra a atriz, que tem 27 anos.

Ela avalia que hoje os jovens iniciam sua vida afetiva e sexual mais cedo e que, ao contrário de antigamente, quando faltava informação aos jovens, hoje os adolescentes enfrentam problemas mais pela falta de diálogo em casa e pela estrutura familiar marcada por autoritarismo.

Espetáculo: Papo Calcinha, com Juliana Paiva

Data: Hoje, às 19 e às 21 horas

Local: Teatro Goiânia. Avenida Tocantins, esquina com Rua 23, Centro / Ingresso: 60 reais (inteira) e 30 reais (meia-entrada)

Mais informações: 3201-4685

Fonte: O Popular