Congresso discute sustentabilidade

O Congresso Nacional Cidade e Sustentabilidade – A Goiânia que Queremos continua hoje com palestras do jornalista Washington Novaes e da arquiteta e urbanista Marta Romero. O evento realizado pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), começou na sexta-feira e ontem teve participação do arquiteto Roberto Montezuma e do jornalista Gilberto Dimenstein.

O prefeito Paulo Garcia (PT) esteve presente nos debates de ontem, realizados no Centro Cultural da UFG, no Setor Universitário. O evento pretende discutir economia criativa, arquitetura sustentável e preservação cultural e ecológica, com apontamento de formas de conciliar o desenvolvimento econômico e com o bem-estar da população.

Amanhã haverá mais duas palestras. Uma sobre A História da Cidade com o coordenador Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida. E outra sobre A Cidade Criativa com a assessora em Economia Criativa para a ONU, Ana Carla Fonseca.

Entrevista / Roberto Montezuma

“À população cabe participar”

Roberto Montezuma é presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) e esteve ontem em Goiânia participando do Congresso Nacional Cidade e Sustentabilidade - A Goiânia que Queremos.

07 de julho de 2013 (domingo)

O que é uma cidade sustentável?

É uma cidade economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente responsável e culturalmente respeitada, com sua população ouvida. Para o plano do urbanismo, é uma cidade que busca integrar esses aspectos ao máximo, de acordo com suas próprias características.

 

Como transformar uma região metropolitana com mais de 2 milhões de pessoas num espaço sustentável?

Respeitando um projeto urbano que integre três sistemas: o ambiental, que se refere à vegetação; de infraestrutura, composto pelos sistemas de energia, água, esgoto, redes de comunicação e mobilidade urbana; e ocupacional, que define o uso dos espaços, determina onde será preservado, estabelece eixos viários, localiza estrategicamente aparelhos públicos, como escolas e hospitais que devem estar distribuídos por toda a cidade.

 

Qual o papel do gestor público e da sociedade na construção de uma cidade sustentável?

Cabe ao gestor público promover um projeto de cidade que não seja somente físico, mas de futuro. Ele precisa envolver as pessoas, consultar profissionais e a população, saber o que eles pensam a respeito da cidade. A partir desse diálogo que se cria o plano físico, que deve ser um espelho que reflita os interesses da população. À população cabe participar. Para isso, o poder público precisa usar uma metodologia que chame o cidadão, para ele ver o que está sendo pensado e feito. As pessoas precisam entender o que os gestores querem fazer para validar os projetos. Se a população não retomar a ideia de pertencimento, ela vai contra os projetos.

Fonte: O Popular