Emoções revividas

O curta-metragem goiano Lembranças Esquecidas será lançado hoje, às 21 horas, no Cine Cultura. Codirigido por Juliana Castro e Rochane Torres, o filme é uma ficção que aborda, através do encontro entre pai e filha, experiências de amor e sofrimento que quase foram apagadas pela banalização dos sentimentos. A produção foi rodada em Goiânia. A entrada é gratuita.

A trama tem como personagem principal Ema, que tenta romper o tom de superficialidade de um encontro com o pai, Otto, um homem que vive praticamente no chamado piloto automático. Entre deixar tudo como está ou provocar uma situação extrema, Ema percorre um outro caminho e, mesmo afetada por um turbilhão de sensações, ouve a voz da sutileza: uma simples bolsa ou um par de sapatos podem ser os mensageiros que vão tirar os personagens do impasse.

Com roteiro de Juliana de Castro, documentarista e psicóloga, além de professora da Faculdade de Educação da UFG, o filme conta com a artista plástica e cineasta experimental Rochane Torres na direção de arte e de elenco. Os protagonistas Ema e Otto são interpretados por Isabela Eva e Ivan Lima. Giulianne Fernanda, Renata Torres e Paulo Reis completam o time de atores, que tem a participação especial da veterana Clarice Dias. O curta-metragem tem trilha sonora original de Paulo Gonçalves e fotografia de Emerson Maia.

Rodado no início de março, o filme teve como principais locações um apartamento, um restaurante e o Teatro Zabriskie. A produção também aproveitou o cenário da cidade, como uma viela no Centro de Goiânia e a Avenida Rio Verde, na divisa de Goiânia e Aparecida.

Segundo a roteirista Juliana Castro, a trama de Lembranças Esquecidas “carrega dramaticidade por colocar questões importantes para serem refletidas na atualidade e desenvolve isso em um tempo de pausas vazias”. Um pouco de suspense e um humor sutil ajudam na narrativa. Juliana acrescenta que o filme traz fragmentos do livro Em Torno do Quase, de Alexandre Santos, e que o roteiro também tem como influências a obra de Kafka, Proust, Poe e Caio Fernando Abreu. Após a sessão, as diretoras vão conversar com o público sobre o filme, viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à cultura.

Olhares

“Tenho o olhar experiente de uma cineasta que já vai para o seu 13º curta, a perspicácia de saber o que é viável, ou seja, passível de ser concretizado pela imagem, a noção real de tempo e de responsabilidade, a preocupação com a decupagem das cenas e com estudos de planos, o senso estético de artista plástica que auxiliou a dar contornos na plasticidade do filme, a proposta de experimentar novas tendências e conceitos em audiovisual”, respondeu Rochane Torres, que já tem mais de 10 filmes no currículo, ao ser perguntada sobre o processo de codireção. Já o papel de Juliana, explicou, foi mais concentrado no delineamento de cada personagem e no estudo da subjetividade e da intenção das cenas e de suas cores.

Para Rochane, as dificuldades de fazer cinema em Goiás são um desafio a mais.” Tenho o compromisso de estudar e trabalhar com imagem nas artes visuais e virtuais. Acredito que o faria estando em qualquer lugar do País. Em 2001 passei sete meses em São Francisco (EUA) e lá produzi vários trabalhos em artes visuais”, recorda-se a diretora, que também aproveitou a estadia nos EUA para produzir um vídeo experimental.

“Esse ano pude realizar uma produção de arte em Goiânia com coprodução no Rio de Janeiro. Goiás é um ótimo cenário para a imagem, já que tem uma luz cinematográfica e uma atmosfera promissora. Trabalhar com o audiovisual aqui Goiás é lutar por um espaço artístico e cultural ainda carente”, comenta.

Lançamento: Lembranças Esquecidas (curta-metragem)

Direção: Rochane Torres e Juliana Castro

Elenco: Isabela Eva, Ivan Lima, Giulianne Fernanda, Renata Torres, Paulo Reis, Clarice Dias

Data: Hoje, às 21 horas

Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Teles, Praça Cívica)

Entrada franca

Fonte: O Popular