2
GRAFITE_02-_WEB

GRAFITE

O que é: consiste em uma forma de arte de rua em que os desenhos feitos com spray exprimem ideias e modificam a paisagem urbana.

Quando surgiu: as inscrições em grafite são conhecidas desde o Império Romano, quando os antigos romanos utilizavam carvão para escrever palavras de protesto nas paredes. O ressurgimento dessa forma de expressão se deu na década de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil chegou no final da década de 1970, em São Paulo.


ESTÊNCIL

O que é: é a técnica usada para imprimir uma ilustração através da aplicação de tinta, em spray ou não, em qualquer superfície ou objeto.

Quando surgiu: teve início por volta de 500 a.C., quando era usada basicamente para estampar tecidos, porém foi só no século 20 com a Revolução Bolchevique, na Rússia, que o gênero começou a ser usado como intervenção urbana, na produção de cartazes de propaganda política – que posteriormente foi adotada na Segunda Guerra Mundial – e em 1980 começou a se espalhar e estampar as paredes das ruas das metrópoles pelas mãos de artistas.

AEROGRAFIA

O que é: uma técnica de pintura e ilustração semelhante ao grafite, mas que utiliza aerógrafos – instrumento em que a tinta é expelida pela pressão da fonte de ar – para sua execução.

Quando surgiu: para alguns historiadores, na Pré-História, quando homens da caverna assopravam pigmentos (tinta) através de bambus e de tubos derivados de ossos de animais. No mundo moderno, foi utilizada na indústria fotográfica do século 19 como equipamento de retocagem de fotografias. Posteriormente, sua utilização se deu em nível industrial para pintura de peças e acessórios.

STICKERS

O que é: uma modalidade que consiste na aplicação de adesivos em qualquer local, trazendo críticas políticas e sociais ou simplesmente fazendo com que a arte interaja com as ruas.

Quando surgiu: é uma manifestação da arte pós-moderna popularizada na década de 1990 nos EUA por grupos urbanos ligados à cultura alternativa. No Brasil, essa arte começou por meio de adesivos para decorar residências e lojas nas ruas.


LAMBE-LAMBES

O que é: é uma arte livre de rua em que cartazes ou pôsteres são colados em paredes, muros, viadutos das cidades, sob forma de protesto ou simplesmente arte.

Quando surgiu: há séculos é usado para a publicidade, divulgação e comunicação (quem nunca viu um lambe-lambe de algum ladrão procurado em filmes de faroeste?). No Brasil, é comum para divulgação de shows.


3D

O que é: geralmente feitas em grandes dimensões, as expressões expõem um estilo de vida urbano, contemporâneo e, embora a maior parte das imagens retrate temas industriais, há artistas que estão fazendo arte 3D diferente e que optam por assuntos ligados à natureza, como penhascos e geleiras, além de construções antigas.

Quando surgiu: há relatos de que as primeiras formas de expressão surgiram no século 17, na Itália, apenas a partir de representações em tintas e giz (também pelas ruas). Porém, os desenhos em três dimensões atuais são complexos, e um de seus expoentes é Kurt Wenner, que realizou suas obras artísticas iniciais na década de 80.

1.390142