Filme sobre hannah arendt é tema de debate

Evento: debate sobre o filme Hannah Arendt

Data: Hoje, às 19 horas (o debate será realizado após a exibição do filme)

Local: Cine Lumière do Shopping Bougainville. Rua 9, nº 1.855, St. Marista

Entrada franca

Mais informações: 3222-9480

O Cine Lumière do Shopping Bougainville promove hoje à noite um debate sobre o filme Hannah Arendt, que está em cartaz no local. O debate será realizado logo após a exibição do filme, cuja sessão inicia às 19 horas. A entrada é franca. Participarão do evento os professores da UFG Adriano Correia e Lisandro Nogueira e a jornalista Rosângela Chaves. O filme Hannah Arendt, de Margarethe von Trotta, narra a trajetória de uma das mais influentes filósofas do século 20, com enfoque para a polêmica em que a pensadora alemã de origem judia se envolveu quando atuou como correspondente da revista New Yorker no célebre julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann, em Israel, no início da década de 1960.

Diretor da Faculdade de Filosofia da UFG e doutor em Filosofia pela Unicamp, o professor Adriano Correia é especialista na obra de Hannah Arendt, com vários artigos publicados sobre a pensadora. É autor de uma introdução à obra da filósofa publicada pela Ed. Jorge Zahar, na coleção Passo a Passo Filosofia, e organizador das obras Transpondo o Abismo: Hannah Arendt entre a Filosofia e a Política (Forense Universitária, 2002) e Hannah Arendt e a Condição Humana (Quarteto, 2006). Em 2010, fez a apresentação e revisou a tradução da nova edição brasileira de A Condição Humana, um dos livros mais importantes de Arendt, e atualmente finaliza o livro Banalidade do Mal – Ética e Política em Hannah Arendt, que deverá ser lançado ainda em 2013.

Doutor em Comunicação pela PUC-SP, Lisandro Nogueira, por sua vez, é professor da Faculdade de Comunicação da UFG, coordenador do Café de Ideias do Centro Cultural Oscar Niemeyer e comentarista de cinema da TV Anhanguera. Já a jornalista Rosângela Chaves é editora do caderno Magazine do POPULAR. Mestre em Filosofia pela UFG, ela é também pesquisadora da obra de Arendt, tendo publicado o livro A Capacidade de Julgar: Um Diálogo com Hannah Arendt (Cânone/Editora da UCG, 2009). O evento no Cine Lumière é realizado em parceria com a Faculdade de Comunicação da UFG e tem apoio do POPULAR e da TV Anhanguera.