Inscrições na UFG vão até o dia 23

Vão até o dia 23 as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), a ser realizado no dia 10 de novembro (provas objetivas) e 1º e 2 de dezembro (provas discursivas/2ª fase). Serão oferecidas 3,3 mil vagas em Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás e Jataí. Além destas, haverá outras 2,8 mil vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio até janeiro de 2014.

Neste vestibular, 30% das vagas serão destinadas a candidatos que declararem ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública; negros, pardos e indígenas, que tenham estudado em escola pública e em duas faixas de renda definidas em lei (com renda maior ou menor do que 1,5 salário mínimo per capita). A lei federal 12.711, de 2012, exige que até 2016 as universidades destinem 50% das vagas ao Sistema de Reserva de Vagas. A UFG tem feito a mudança nos percentuais de forma gradativa.

Interessados podem se inscrever apenas pela internet, no site da instituição: www.vestibular.ufg.br. Além das vagas do Sistema de Reserva de Vagas da UFG, continua valendo o UFG Inclui que destina vagas exclusivas para negros quilombolas de escola pública, indígenas de escola pública e alunos surdos. No caso das categorias negro quilombola e indígenas, caso exista demanda, os estudantes terão uma vaga criada para eles no curso. Já no caso de estudantes surdos, 15 vagas são destinadas a eles no curso de Letras/Libras.

No Sisu, a seleção é unicamente com a nota do Enem. Apenas os cursos que realizam Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (como Música, Musicoterapia, Arquitetura e Design de Ambientes) não devem ser oferecidos por meio do Sisu, apenas pelo Processo Seletivo. A nota do Enem também poderá ser utilizada na composição da nota no vestibular.

Fonte: O Popular