Um tesouro para o MAG

Museu de Arte de Goiânia é um dos vencedores do Prêmio Marcantonio Vilaça, do Ministério da Cultura, e vai receber 20 obras de Siron Franco

Mantovani Fernandes
FOTOA_H_2C_A-B_WEB
Siron Franco, Doris Pereira e Aguinaldo Coelho, ao lado de instalação do artista no MAG

 

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) vai receber 20 obras do artista plástico Siron Franco. A aquisição é resultado do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, do Ministério da Cultura. O projeto Siron Franco no MAG, de autoria do próprio museu e de Aguinaldo Coelho, professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, foi selecionado em segundo lugar na categoria de artes plásticas do concurso, específico para aquisição, no valor de R$ 350 mil. As obras, produzidas entre 1987 e 2000, serão entregues para o acervo do museu ainda neste ano. Em 2014, será montada uma exposição com os trabalhos.

O MAG possui quatro telas de Siron Franco, todas criações dos anos 70, e um trabalho de 2002, uma instalação em cimento – um caminho com pegadas, que se situa na entrada do museu.

“Quando me convidaram para este projeto eu achei ótimo, porque eu não queria que a minha obra ficasse tão dispersa. E o MAG é muito especial para Goiás e para mim especialmente. Já doei algumas obras minhas para cá, feitas no período da ditadura, mas através deste projeto o museu vai ter em seu acervo obras que contemplam períodos bem mais recentes do meu trabalho, inclusive uma série inspirada na tragédia do césio 137”, disse Siron Franco ao POPULAR.

O artista elogiou as condições de conservação do acervo do MAG. “A gente gosta de ver os filhotes bem cuidados e aqui é um ambiente superseguro”, afirmou.

Visibilidade

Ele destacou também que espera que essa premiação e seus desdobramentos possam dar mais visibilidade para as artes plásticas em Goiás. “Queria deixar um recado não só para o poder público mas também para a iniciativa privada. Os empresários brasileiros, infelizmente, não têm a compreensão de contribuir com a sociedade, valorizando a arte”, concluiu Siron.

A justificativa principal do projeto é que o MAG possui apenas trabalhos da fase inicial da carreira do artista goiano de projeção internacional. “Esse é o museu dos artistas de Goiás, e o Siron é um artista ímpar. Não dá para imaginar uma instituição como essa sem exemplares do trabalho mais recente dele, para que o público tenha a chance de fazer um acompanhamento do percurso do artista”, explica Doris Pereira, diretora do museu.

“Essa premiação, na qual competimos com museus de todo o País, vai contribuir com o conhecimento sobre um importante aspecto da história da arte local, da história de Goiás e da história nacional”, destaca a diretora do MAG.

 

As obras

14 de setembro de 2013 (sábado)
2
K-7V0S_WEB

3 obras da Série Rua 57 (Césio 137), 1987, desenho, têmpera vinílica sobre papel, 1 x 0,70 m

11 obras da Série Rua 57 (Césio 137), 1987, desenho, têmpera vinílica sobre papel (Fabriano 360), 0,70 x 0,50 m

1 obra da série Rua 57, 1987, pintura técnica mista (terra, vestido e têmpera) – 2,20 x 1,60 m

4 obras da série Embalagem, 1995, pintura a óleo e arame farpado – 1,90 x 1,80 m

1 obra, pintura a óleo, 2013 – 1,50 x 1,00 m, a ser confeccionada

Fonte: O Popular