Cursos podem ampliar a produção goiana

O mercado de desenvolvimento de jogos digitais registra crescente demanda por profissionais especializados e a diversidade de cursos em Goiás, à distância e de graduação, pode ampliar produção local.

Este mês a Universidade Federal de Goiás (UFG) inicia curso à distância para estudantes do ensino médio de escolas públicas brasileiras. Já o Senac abre inscrições para a primeira graduação em Jogos Digitais do Estado.

Assim como há carência de profissionais, a demanda por produção só aumenta. “Jogos vão além dos consoles, são para tablets, smatphones, para fisioterapia ou para educação e há espaço no mercado”, reforça o gerente educacional da Faculdade de Tecnologia do Senac Goiás, Frederico Dourado, defendendo a importância de conhecimento técnico e teórico para a produção local.

“Há espaço na produção e o curso está relacionado com a possibilidade de oferta de vagas no mercado de trabalho”, explica o coordenador do Laboratório de Tecnologia da Computação e Mídias Educacionais da UFG, Gilson Oliveira Barreto. O curso para desenvolvimento de games à distância é um projeto piloto da universidade para 3 mil estudantes, que por meio de um game vai passar noções de programação de computador, teorias e conceitos que envolvem a produção de jogos.

“É um curso de introdução em que o aluno vai fazer pequenos jogos e começar a botar a mão na massa. Depois ele vai ter oportunidade de avançar sozinho ou buscar continuar sua formação. Mas já vai ter oportunidade de auxiliar um programador.”

As inscrições para participar vão até quarta-feira e podem ser feitas pelo site (labtime.ufg.br/labtime/cgames/index). Segundo Barreto, a intenção é oferecer um novo curso no ano que vem com mais vagas e, assim, incentivar e divulgar a profissão para os estudantes.

Fonte: O Popular