Reconhecimento merecido

Com 87 anos de idade, Hélio Naves recebe hoje homenagem no dia de seu aniversário por seus serviços prestados na área de ensino ao longo de sua vida pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Fundador da escola de engenharia da universidade, Hélio cultivou em sua carreira um currículo que em uma vida só seria considerado muito para uma pessoa normal, mas ele foi além e não pensa em aposentadoria tão cedo. A condecoração acontece hoje no auditório de Medicina da UFG, às 20 horas.

“Adoro o que faço, nem pensar em aposentar”, declara Naves. O agora diretor financeiro da Federação das Indústrias e Comércio de Goiás (Fieg) afirma viver com seu humilde salário e, ainda, presta serviços para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A condecoração será entregue pelo professor e doutor da UFG Edvar Madureira. “Este título honorífico me honra por vários motivos. É sem pretensão alguma, vou guardar como um troféu”, enfatiza.

Ainda professor emérito da universidade, Naves conta que foi o primeiro diretor-geral e que fundou, além da escola de Engenharia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sernar). “Não existia nada para agricultura, então fundamos o serviço para poder ajudar os trabalhadores rurais. Nesse tempo, eu era até bem remunerado”, brinca ele.

Naves revela que sua vida é a educação e, sem se preocupar com aposentadoria, declara que será candidato o ano que vem para o cargo de presidente do Sindicato das Industrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Estado de Goiás (Simego).

“Todo tipo de serviço é relevante. Quero que as pessoas se conscientizem e colaborem com a educação, porque acredito que isso seja a salvação do jovem no Brasil”, admite.