Iluminador passa bem após cirurgia

Após passar pela primeira cirurgia para a reconstrução de seu rosto, o iluminador Samuel Rosa Rodrigues, de 20 anos, passa bem e está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A procedimento que durou cerca de 15 horas foi realizado na terça-feira pela equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Gustavo Lemes Neves. Segundo o Neves, a cirurgia correu bem e o jovem está em observação. “As primeiras 72 horas após o transplante é de fundamental importância para o sucesso do procedimento. Precisamos evitar um possível entupimento dos vasos sanguíneos do tecido transplantado, o que o levaria novamente a mesa de cirurgia”.

De acordo com o médico, Rodrigues deve permanecer por mais três dias na UTI e de seis a sete dias na enfermaria. Nesta primeira etapa, os médicos retiraram uma camada da perna do paciente para reconstruir o terço médio do rosto - da parte mais alta do nariz até o palato superior.

Se tudo correr bem, o médico prevê que o jovem volte à mesa de cirurgia dentro de seis meses, onde será reconstruída a parte óssea do palato superior. “Iremos retirar a fíbula de uma das pernas dele e implantá-la logo abaixo do nariz. O osso será serrado até atingir um formato parecido com a letra C e encaixá-lo de um lado a outro da parte superior do maxilar”.

O cirurgião plástico afirma que será feito o possível para que o jovem tenha uma vida normal. “Com a reconstrução da face, além de uma melhor vida social, o Samuel terá melhores condições de alimentação e respiração”. O acidente que deformou a face do jovem aconteceu no ano passado, enquanto ele atuava como iluminador de um festival de música em Caldas Novas. Ele arrumava os rojões para a festa quando um dos fogos de artifício atingiu seu rosto. Samuel perdeu o nariz, palato superior, maxilar e a visão do olho direito, para o qual faz tratamento no Centro de Referência em Oftalmologia do HC (Cerof).